Imposto de renda negativo e políticas governamentais para a erradicação da pobreza

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
Imposto de renda negativo e políticas governamentais para a erradicação da pobreza

Pudemos observar através de nosso estudo, que o Brasil, nação com o oitavo maior PIB do mundo, ainda apresentauma séria deficiência no que se refere à distribuição de renda. A história recente nos mostra que o crescimento econômico não foi acompanhado do aumento real da renda dos brasileiros, ocorrendo umaalteração significativa apenas a partir do começo da primeira década do século XXI, superadas as crises e controlada a inflação.
Esses aumentos, no entanto, são fruto em grande parte das políticascolocadas em prática pelo Estado. Segundo Milton Friedman, a economia só se desenvolve se houver distribuição de renda. Quando bem desenvolvidas, politicas como reforma agrária, disponibilidade de créditopara micro e pequenos produtores, programas de renda minima, etc, tem grandes chances de alcançar êxito, como já ocorreu aqui no Brasil e no exterior.
O poder da terra na mão de poucos, remonta a1530, com a criação das capitanias hereditárias. Dados do censo agrícola mostram que dos 376 milhões de hectares cobertos pelos 5,8 milhões de estabelecimentos agrícolas do país, 3,1 milhões depequenos agricultores têm acesso a apenas 10 milhões de hectares, 2,67% do total. No outro extremo, os 50 mil latifúndios que cobrem mais de 1.000ha detêm 165 milhões de hectares, portanto 16 vezes mais. Naprática, 1% controlam dos estabelecimentos controlam 44% do total, quase a metade do Brasil rural. Vale lembrar que o êxodo rural o exército de desempregados das grandes cidades, são em geral oriundosdo campo, vítimas do agronegócio. Politicas de permanência no campo e de crédito para aumento de produtividade, possibilitariam o incremento na renda dessas pessoas e diminuiriam o inchaço dasmetrópoles. O recente Plano Nacional de Reforma Agrária busca corrigir esse problema.
Em relação ao aumento de crédito para os produtores rurais e pequenos negócios das cidades, o BNDES historicamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erradicação da pobreza
  • Erradicação da pobreza
  • erradicação da pobreza
  • Artigo Científico: Programas governamentais de combate à pobreza e distribuição de renda
  • Imposto de Renda
  • Imposto de Renda
  • Imposto De Renda
  • Imposto de renda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!