IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

3596 palavras 15 páginas
IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RESUMO

Este artigo tem como objetivo gerar uma discussão acerca do recrutamento e da seleção, seus diversos tipos, vantagens e desvantagens, bem como, os diversos tipos de testes aplicáveis em uma seleção, assim como, um exemplo para realizar uma seleção de sucesso. Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica em sites de corporações na internet, que trabalham com esse segmento, bibliografias e conteúdos documentais publicados em editoriais. Ao longo deste trabalho fica evidente que uma organização que pretende manter-se no mercado competitivo necessita ter um departamento de Recursos Humanos bem desenvolvido, bem planejado, com objetivos e metas definidas, às quais devem ser iniciadas desde o momento do recrutamento até a seleção final de um novo colaborador para a organização.

PALAVRAS-CHAVE: recrutamento, tipos de recrutamento, seleção,
ABSTRACT

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Administração de Recursos Humanos (ARH) está constantemente passando por grandes mudanças, frente à globalização em que os negócios se encontram, os colaboradores deixam de ser o desafio para se tornar vantagem competitiva das organizações que sabem como lidar com elas. As pessoas deixam de ser o recurso organizacional mais importante para se tornar o parceiro principal do negócio (CHIAVENATO, 1997).
O estudo da ARH, também chamada de Administração de Pessoal, procura observar sempre na prática o que os responsáveis pela administração estão fazendo e procura mostrar embasada em teorias o que deve ser feito para se obter melhores índices de produtividade dos recursos humanos nas organizações.
De acordo com Gil (2001), a ARH está relacionada com a administração das pessoas dentro da organização, cuja preocupação deve estar voltada para a qualidade e desempenho de seus membros de modo a conseguir atingir resultados satisfatórios. Através da melhoria do desempenho das pessoas, a organização pode melhorar também o seu desempenho qualitativo e

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas