IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO SETOR DE CONSTRUÇÃO

7856 palavras 32 páginas
IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL: um estudo de caso em Uberlândia

Luana Oliveira Barbosa1
Wyuk Ramos 2

Resumo: O presente estudo partiu do seguinte questionamento: Quais os principais fatores causadores de acidentes nas empresas do setor de construçao civil da cidade de Uberlândia (MG) no periodo de 2009 a 2011? Esta pesquisa utiliza a pesquisa bibliográfica e dados secundários com os índices de acidentes ocorridos na cidade de Uberlândia entre os anos de 2009 a 2011. Além disso, demonstra que, no Brasil, a despeito dos esforços provenientes da ação fiscalizadora dos órgãos governamentais, das campanhas de prevenção de acidentes, com representantes do governo, empregados e empregadores, a ocorrência de acidentes do trabalho continua elevada em relação aos índices encontrados em outros países, o que causa inúmeros problemas sociais e econômicos.

Palavras-chave: acidentes no trabalho; segurança no trabalho; setor de construção civil

INTRODUÇÃO
Acidentes de Trabalho (AT) se constituem em problema de saúde pública em todo o mundo, por serem potencialmente fatais, incapacitantes e por acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, o que acarreta grandes consequências sociais e econômicas. Considerando que, no Brasil, grande massa de trabalhadores em situação de informalidade das relações contratuais tende a elevar-se para a condição de subnotificação acidentária, essa situação se agrava pelo fato de a população ser formada ainda por uma grande parcela de pessoas desconhecedoras de seus direitos. Por não conhecerem esses direitos, os trabalhadores acabam admitindo a culpa pelos AT, e não procuram atendimento à saúde ou, quando o fazem, omitem esse problema e o relaciona ao trabalho.
A indústria da construção civil apresenta elevados índices de trabalhadores vinculados às obras de edifícios e de grandes estruturas, tais como: usinas hidrelétricas, pontes, viadutos, metrôs e torres de telecomunicações. E

Relacionados

  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas