IMPORTÂNCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

2115 palavras 9 páginas
1 – Introdução
O presente trabalho tem por objetivo fundamentar as razões pelas quais a escrituração contábil realizada em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade é importante para melhoria nos resultados operacionais internos, na tomada de decisão pelos sócios e diretores e ainda evitar penalidades pecuniárias previstas pela legislação no caso de atraso na entrega das informações.
A escrituração contábil é uma técnica contábil de responsabilidade exclusiva de contadores e técnicos em contabilidade inscritos e em situação regular no Conselho Regional de Contabilidade que consiste no registro de atos e fatos decorrentes da gestão do patrimônio e que resultarão em alterações qualitativas e quantitativas nas contas do patrimônio da empresa, devendo ser apresentada através das demonstrações contábeis.
De acordo com a exigência do art. 1.179 e 1.180 do Código Civil Brasileiro, Lei nº 10.406/02 o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme dos seus livros, em decorrência da sua documentação respectiva e elaborar anualmente o balanço patrimonial e a demonstração do resultado econômico. A Lei das Sociedades Anônimas, nº 6.404/76, no seu art. 177 também prevê a obrigatoriedade da escrituração contábil dentro dos critérios da legislação comercial e seguindo os princípios contábeis geralmente aceitos. Os livros razão e diário que antes deviam ser registrados na Junta Comercial dos seus respectivos estados conferindo-lhes autenticidade, hoje foram substituídos pela Escrituração Contábil Digital, através do Sistema Público de Escrituração Digital, cuja autenticidade é realizada por meio Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) que visa garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, gerando assim redução de custos pela eliminação do papel e com simplificação das obrigações acessórias, redução de

Relacionados