IMPORTAÇÃO NO SETOR AUTOMOTIVO: QUAL É O IMPACTO NO PIB?

4847 palavras 20 páginas
RESUMO

O cálculo do PIB é uma invenção de 1938, que, apesar das críticas, tornou-se referência internacional como unidade de medida comparável para todas as nações. Segundo Bacha PIB é o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos com fatores de produção situados dentro dos limites geográficos de uma nação durante determinado período de tempo. O PIB tem três tipos de cálculo pela ótica da oferta, ótica da despesa e ótica do rendimento.
Quando se procura analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real.
Segundo Roberto Arruda de Souza Lima, o deflator do PIB é uma estatística simples calculada pela divisão do PIB nominal pelo PIB real multiplicados por cem.
Desde os anos 20, a importação de automóveis era uma rotina bastante conhecida.
A Ford Motors Company tinha iniciado a montagem de seus Ford “T”, em São Paulo, em 1919, sendo a primeira a montadora a se instalar no Brasil. O automóvel Ford Modelo T e o caminhão Modelo TT foram os primeiros veículos montados pela Ford no Brasil. Montando automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus, foi a mais moderna instalação industrial automobilística da época
Segundo Joe Leahy no Financial Times, foi questionada a política industrial brasileira voltada para o setor automobilístico, que foi intensificada a partir de 2002. O jornal relaciona essa política com o travamento do sistema de transportes nas grandes metrópoles brasileiras, onde, em geral, há muitos carros particulares e pouco transporte de massa. Essa política, segundo o jornal, poderia ser associada, em parte, às manifestações em 2013. Nas palavras de João Augusto de Castro Neves, membro de uma agência de consultoria de riscos políticos, "a conta chegou".

ABSTRACT

The calculation of PIB is an invention of 1938 that despite criticism, has become an international reference as a comparable unit of measurement for all nations. According to

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas