Importantes

Páginas: 12 (2970 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

FISPQ- Ficha de informações de Segurança dos Produtos Químicos.

Diesel

Informações do fabricante:
A partir do refino do petróleo obtêm-se, pelo processo inicial de destilação fracionada, as frações denominadas de óleo diesel leve e pesado, básicas para a produção de óleo diesel. Esse combustível é produzido a uma temperatura entre 260°C e 340°C, a essa temperatura podem ser agregadasoutras frações como a nafta, o querosene e o gasóleo leve (esse resulta no produto conhecido como óleo diesel). 

Características principais 
O diesel apresenta-se em forma de líquido amarelado viscoso, límpido, pouco volátil, cheiro forte e marcante e com nível de toxidade mediano. 
Fórmula Química: C12H26.


Tipos de Óleo Diesel

        Conforme determinação do DNC, a PETROBRAS coloca àdisposição do mercado três tipos de Óleo Diesel, a saber: 
    TIPO A – Diesel automotivo, utilizado em motores diesel e instalações de aquecimento de pequeno porte.
    TIPO B – Diesel metropolitano. É também utilizado para aplicação automotiva. Difere do diesel Tipo A por possuir no máximo 0,5 % de enxofre e por somente ser comercializado para uso nas regiões metropolitanas das seguintescapitais: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Aracaju. 
    TIPO D – Diesel marítimo. É produzido especialmente para utilização em motores de embarcação marítimas. Difere do diesel Tipo A por Ter especificado o seu ponto de fulgor em, no mínimo, 60oC. Este diesel não é produzido pela REGAP.



Efeitos a saúde:

Perigos para a saúde acurto prazo da fumaça do óleo diesel

O óleo diesel, como a gasolina, é um combustível à base de hidrocarbonetos. Você pode ser exposto ao óleo diesel por um curto período de tempo se abastecer veículos a diesel ou se trabalhar em uma instalação de combustível. Também está em risco se for um trabalhador de emergência exposto a vazamentos de diesel. Você pode desenvolver problemas de saúdedecorrentes da exposição aguda e crônica. A exposição aguda ou em curto prazo pode causar irritação dos olhos, pele ou do trato respiratório. Você também pode sentir tonturas, dores de cabeça ou náuseas decorrentes da exposição a curto prazo.

Perigos à saúde a longo prazo da fumaça do óleo diesel

Você pode ser exposto ao óleo diesel em longo prazo se trabalha no transporte, construção ou naindústria ferroviária. Também pode estar em risco de exposição crônica se trabalha em uma refinaria ou distribuidora de óleo diesel. A exposição prolongada às fumaças pode causar câncer de pulmão, lesões renais e aumento do risco de ataque cardíaco. A Occupational Health and Safety Administration relaciona o óleo diesel como causador de câncer a partir de estudos com animais. Os danos nos rins tambémpodem ocorrer com exposições mais longas.

Perigos para a saúde a curto prazo do escapamento de diesel

O escapamento de diesel também é perigoso, pois contém partículas ou fuligem da queima do óleo. Quase todo mundo está exposto à fumaça do escapamento de diesel em uma base diária, e as pessoas em áreas urbanas estão mais em risco do que aquelas em áreas rurais. Também está em risco se trabalhaem transporte, construção ou ferrovias. A fuligem do diesel pode conter mais de 40 compostos tóxicos diferentes. Você pode sofrer efeitos agudos ou de curto prazo, que podem incluir desconforto respiratório, sintomas da asma, aumento da sensibilidade a outros alérgicos, como poeira ou pólen e irritação dos olhos ou da pele.

Perigos para a saúde a longo prazo do escapamento de diesel

Aexposição à fumaça do escapamento de diesel em áreas urbanas representa um risco crônico para todos. Estudos de saúde pesquisaram os caminhoneiros e pessoas na construção pesada e mineração como áreas de preocupação para a exposição a longo prazo dos gases do escapamento de diesel. O maior risco parece ser o câncer de pulmão, segundo a American Cancer Society. Você também pode ter perigos a longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importante
  • importante
  • importante
  • IMPORTANTE
  • importante
  • Importante
  • IMPORTANTE
  • Importante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!