importancia do comércio internacional

Páginas: 9 (2014 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2014






Índice:

Introdução …………………………………………………………………………………………………………………………3
O comércio internacional ………………………………………………………………………………………………..4
O registo das trocas internacionais – Balança de Pagamentos …………………………………...6
Conclusão …………………………………………………………………………………………………………………………12
Bibliografia ……………………………………………………………………………………………………………………….13














Introdução:

Demodo a aprofundar os conhecimentos/conteúdos referentes ao módulo 6 da disciplina de Economia, intitulado de “A Interdependência das Economia Atuais”, foi-nos proposto a concretização do presente trabalho intitulado “ A importância do Comércio Internacional”.
Neste trabalho o conceito de Comércio Internacional é fundamental, sendo que é indispensável para a compreensão dos restantes conceitos,bem como da sua aplicação no contexto da vida quotidiana.
Será ainda aprofundado, relativamente ao tema, as razões que levam à existência do comércio internacional, o conceito de comércio interno e externo e ainda as vantagens deste tipo de comércio.
Posteriormente, no que se refere às balanças, é necessário referir os tipos de balanças que existem, nomeadamente a balança de pagamentos, balançacorrente, balança de capital e a balança financeira.
Por fim, será ainda desenvolvido, relativamente a situação portuguesa, as suas balanças de mercadorias, de serviços, de rendimentos e de transferências correntes, bem como a Balança Corrente portuguesa.
Os conceitos de exportação e importação têm de ter um especial destaque, visto serem a base do comércio internacional, pois permitem a troca debens e serviços entre países e até mesmo entre continentes. Num mundo globalizado em que vivemos, nenhuma economia pode ser por si só auto-suficiente, pois para se poder dispor de bens e de serviços que não produzem ou para os quais não têm vantagem em produzir devem recorrer ao comércio internacional, através da importação. Outro aspecto a considerar é o facto, de cada país poder escoar os seusprodutos através da exportação, fazendo desta forma, entrar divisas no país, o que é vantajoso para a economia nacional.


O comércio Internacional

Comércio Internacional ou externo: são todas as transações efetuadas entre um país e os países restantes, isto é, entre unidades residentes e unidades não residentes no país.

Razões que justificam a existência de comércio internacional:
Asdiferentes características geográficas: clima e relevo diferentes nos diversos países;
As diferenças mundiais na distribuição dos recursos;
Os diferentes graus de especialização dos países: formação da população ativa e Inovação Tecnológica que influenciam fortemente o tipo de produções.
Existem dois tipos de comércio internacional:
Bilateral – as trocas de mercadorias ou serviços são efetuadasentre dois parceiros/países;
Multilateral – as trocas de mercadorias ou serviços são efetuadas entre mais do que dois parceiros/países.

Comércio interno:
Quando o consumidor dispõe desses bens no mercado do seu país, diremos que a sua aquisição corresponde a um ato de comércio interno. Quando os agentes económicos intervenientes pertencem ao mesmo país.


Comércio externo:
Quando tal nãofor possível sendo necessário recorrer a compras entre empresas pertencentes a países diferentes, diremos que se trata do comércio externo. Quando os agentes económicos intervenientes pertencem a países diferentes.


As trocas internacionais podem ser efetuadas envolvendo:
Mercadorias;
Serviços;
Capitais.

Vantagens do comércio Internacional:
Obter maior nível de bem-estar para oscidadãos;
Acesso a um grande número de bens e serviços;
Especialização da produção.

O comércio internacional permite que os países se especializem na produção dos bens para os quais apresentam uma vantagem comparativa ou relativa.
Logo, vantagem comparativa é quando um país apresenta uma vantagem comparativa na produção de um bem se o produzir com um custo relativo mais baixo do que outro país....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • significado e importancia do comercio internacional
  • Comercio internacional: a importância do brasil para o comercio internacional no mundo globalizado
  • Comércio Internacional
  • Comercio internacional
  • Comércio internacional
  • Comércio internacional
  • comercio internacional
  • Comercio Internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!