Importancia das investigações da economia angolana

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014
Desenvolvimento
Desde os tempos remotos as investigações geológicas no nosso país tem desempenhado um papel importante na economia angolana, já que possibilita-nos localizar e pesquisar os depósitos ou reservas de recursos existentes no território nacional. Sendo assim, isto só é possível com grandes companias por exemplo no campo petrolífero podemos destacar as seguintes: SONANGOL, CHEVRONTEXACO, TOTAL-FINA-ELF, ESSO, BP-AMOCO, etc. E outras sendo no sector mineiro a ENDIAMA-EP, CHITOTOLO, CATOCA. Para que haja uma economia estável e eficaz no pais é necessário que o governo e as companias, associem-se à outras com capacidade técnica e financeira, tanto nacionais ou estrangeiras com o objectivo de proporcionar à economia nacional a quantidade de recursos minerais extraídos para odesenvolvimento do país porém para o melhor progresso deve-se extrair concentrados de recursos minerais economicamente rentáveis.
Economia angolana
A economia de Angola foi bastante afetada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país juntamente com Guiné-Bissau entre os mais pobres do planeta. Todavia, Angola apresenta boas taxas de crescimento apoiadas principalmente pelassuas exportações de petróleo. As jazidas de petróleo estão localizadas em quase toda a extensão da sua costa marítima.
Agricultura[editar | editar código-fonte]
Ja teve o café como seu principal cultivo. Seguem-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco eamendoim. Entre as culturas comerciais, destacam-se o algodão, o fumo e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana érelativamente importante. Os maiores rebanhos são o bovino, o caprino e o suíno. Toda esta capacidade de produção perdeu-se durante o período da guerra civil, mas o país vai recuperando paulatinamente essas produções agora que foi alcançada a paz.
Mineração[editar | editar código-fonte]
Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre,manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, na província da Lunda Norte. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, assegurando ao país a auto-suficiência. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia.
Setor secundário[editar | editar código-fonte]Indústria[editar | editar código-fonte]
As principais indústrias do território são as de beneficiamento de oleaginosas, cereais, carnes, algodão e fumo. Merece destaque, também, a produção de açúcar, cerveja, cimento, e madeira, além do refino de petróleo. Entre as indústrias destacam-se as de pneus, fertilizantes, celulose, vidro e aço. O parque fabril é alimentado por cinco usinashidroelétricas, que dispõem de um potencial energético superior ao consumo.
Setor terciário[editar | editar código-fonte]
Transporte[editar | editar código-fonte]
O sistema ferroviário de Angola compõe-se de cinco linhas que ligam o litoral ao interior. A mais importante delas é o caminho de ferro de Benguela, que faz a conexão com as linhas de Catanga, na fronteira com a República Democrática do Congo. Arede rodoviária, em sua maioria constituída de estradas de segunda classe, liga as principais cidades. Os portos mais movimentados são os de Luanda,Benguela, Lobito, Namibe e Cabinda. O aeroporto de Luanda é o centro de linhas aéreas que põem o país em contacto com outras cidades africanas, européias e do resto do mundo.
Construção Civil[editar | editar código-fonte]
Após décadas de guerra,Angola teve sua infra-estrutura bastante danificada. Com a chegada da paz e as divisas provenientes da descoberta do petróleo, o setor da construção civil tem experimentado um grande crescimento. O setor é atualmente responsável por 29% dos investimentos externos no país, segundo a Agência Nacional para o Investimento Privado[carece de fontes]. O crescimento do setor pode ser observado tanto na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Angolana
  • Economia Angolana
  • A ECONOMIA ANGOLANA
  • economia angolana
  • Importância das línguas Angolana
  • ciclo da economia angolana
  • a economia angolana no periodo colonial
  • Economia Angolana na era pre colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!