Importancia das app em áreas municipais

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental

alana Santos franco

a importância da app em áreas municipais.
Proteção ambiental precisa ser adequada para toda região.





SEABRA
2011

1. INTRODUÇÃO

O código Florestal Brasileiro é um patrimônio da sociedade brasileira é umareferencia internacional no que se refere à legislação sobre o meio ambiente e a utilização dos seus recursos. Criado pela Lei nº4. 771/65, de 15 de setembro de 1.965, estabelece limites de uso da propriedade, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada bem de interesse comum a todos os brasileiros.
Apresenta as diferentes formas de agricultura do país, permitindo maiorflexibilidade para o desenvolvimento da agricultura familiar e camponesa, haja vista a importância desta para a produção de alimentos. Compreendendo a importância do atual código Florestal como instrumento de política publica voltado à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente da qualidade da vida do povo.
Um dos seus dispositivos, é considerada APP (Áreas de Preservação Permanente), sãoáreas de grande importância ecológicas, são as formações vegetais ao longo dos rios, chamadas matas ciliares, e suas nascentes, essas que na formação do cerrado são representados pelas veredas, um subsistema frágil e que é intensamente degradado pela urbanização. As APP têm papel principal na perpetuação na biodiversidade e do abastecimento hídrico, além de se apresentar como um importante mecanismona melhoria da qualidade do ar, de regulação das médias térmicas e para redução dos casos de alagamentos em áreas urbanas.
Deve-se lembrar que dentro de um município, ou mesmo do setor de uma cidade, é possível mudanças significativas de variáveis existentes, como solo, geologia, relevo e mesmo vegetação, o que exige escalas de análise e planejamento muito detalhadas.
Este trabalho foi abordadoum estudo sobre as áreas de preservação no município de Palmeiras-Bahia, onde é o principal objetivo do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

Com base na APP (Área de Preservação Permanente), uma área descrita no artigo 2º e 3º da Lei nº 4.771/65, denominada Código Florestal. Foi feita uma pesquisa no município de Palmeiras, no estado da Bahia, que se localiza a uma latitude 12º31’44’’sul, umalongitude 41º33’32’’oeste, uma altitude de 697m e uma área de 698.462 km².
Faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina,onde as reservas que a compõem,abrangem uma área aproximadamente 38.000 km². Sua vegetação era uma hemoglobidade da Mata Atlântica que atualmente, por causa da degradação, a vegetação possui um Mosaico Misto de vegetação composto por:
• Mata Atlântica Estacional Decidual• Mata Atlântica Estacional Semidecidual
• Capão
• Cerrado
• Floresta sempre verde.
Seus recursos hídricos são divididos pela bacia hidrográfica do Rio São Francisco, que deságua no oceano Atlântico como o rio Paraguaçu e o rio de Contas. O município de Palmeiras foi formado principalmente pela busca das jazidas de diamantes que nela encontrava. A prática do garimpo contribuiu paraintensificar a erosão dos solos, a destruição da vida silvestre, desfiguração da paisagem à beira dos rios e principalmente causando o assoreamento, a degradação e posterior contaminação por mercúrio através da atividade garimpeira.
Esta atividade, na região, foi proibido o uso de dragas* (equipamento que escava lama, areia ou cascalho nos fundos dos rios, lagoas ou mares) para mineração, no ano de1.998 pelo IABAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, criado pela lei Federal nº 7.735 de 22/02/1. 989),todo município pode ter a proteção correta,com as encostas acentuadas,áreas dos córregos, rios e reservatórios,tornando possível benefícios.Refere-se a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.Enfim, é o órgão que faz ser respeitada e executada a Política Nacional de Meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importancia das areas de app
  • HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇAO PERMANENTE-APP
  • A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPS) E DE RESERVA LEGAL (RL) NO IMÓVEL RURAL
  • A importância da capacitação técnica e humana dos servidores públicos municipal da área de saúde
  • APP
  • ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
  • MORADIAS EM ÁREAS DE RISCO E APPs
  • App

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!