importancia da socociologia

646 palavras 3 páginas
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS – Dermeval Saviani
Estamos vivendo aquilo que alguns chamam de segunda Revolução Industrial ou Revolução da Informática. Antes ocorreu a transferência de funções manuais para as máquinas, o que hoje está ocorrendo é a transferência das próprias operações intelectuais para as máquinas. Por isso também se diz que estamos na “era das máquinas inteligentes”. Em consequência, também as qualificações intelectuais especificas tendem a desaparecer, o que traz como contrapartida a elevação do patamar de qualificação geral.
Parece, pois, que estamos atingindo o limiar da consumação do processo de constituição da escola como forma principal, dominante da educação. Se assim é, a universalização de uma escola unitária que desenvolva ao máximo as potencialidades dos indivíduos, conduzindo-os ao desabrochar pleno de suas faculdades espirituais-intelectuais, estaria deixando o terreno da utopia e da mera aspiração ideológica, moral ou romântica para se converter numa exigência posta pelo próprio desenvolvimento do processo produtivo. Indícios dessa tendência estão aparecendo cada vez mais fortemente, como se vê pela universalização do ensino médio, já real em vários países, e pela perspectiva de universalização do ensino superior, assim como pela convicção crescente, inclusive entre os empresários, de que o que importa, de fato, é uma formação geral sólida, a capacidade de manejar conceitos, o desenvolvimento do pensamento abstrato.

REFLETINDO ALGUNS CONCEITOS

O que é Sociologia?

Ciência que estuda a sociabilidade dos agrupamentos humanos. Ciências do comportamento humano em sociedade.
“É a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações e conflitos que ocorrem na vida em sociedade; a sociologia abrange, por tanto, o estudo dos grupos sociais, da divisão da sociedade em camadas sociais, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e

Relacionados