Importancia da literatura na educação infantil

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO:oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

ooooooooooooo
PALAVRAS – CHAVES: LUANA. VALE. OLIVEIRA. CLODOALDO.ROSENE. DEARAUJO. NOIVOSKKKKKKKKKKKKKK.

INTRODUÇÃO:
Em tempos de total repúdio ao que se julga ultrapassado, ensinar literatura tornou-se uma árdua tarefa, tanto pelo desinteresse por parte dos alunos,quanto pelo descaso de professores que abominam ou simplesmente não dominam a disciplina.
Diante da relevância dessa problemática, esse trabalho tem por objetivo, trazer para a realidade do aluno a importância do ensino de literatura na Educação Infantil e de que forma ela pode contribuir para a formação de leitores eficientes. Criando o habito e o gosto pela leitura desde os primeiros anosdas crianças na escola. Encontra-se também o nosso anseio, como educadores, em aguçar no aluno o interesse pelo texto literário, tido muitas vezes como de difícil entendimento. Nosso ideal condiz com a opinião de Vieira (1989), quando afirma que “a escola e o professor podem e devem ser mediadores entre textos e aluno, na formação de leitores aptos a fruir o prazer estético, apontando caminhos,aplicando metodologias, oferecendo teorias de análise”.
Dessa maneira, esperamos colocar em prática as orientações oferecidas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil quando mencionam que: O ato de leitura é um ato cultural e social. Quando o professor faz uma seleção prévia da história que irá contar para as crianças, independentes da idade delas, dando atenção paraa inteligibilidade e riqueza do texto, para a nitidez e beleza das ilustrações ele permite que às crianças construírem um sentimento de curiosidade pelo livro”.

1. ENSINO DE LITERATURA
O ensino de literatura vem sendo um assunto e uma tarefa difícil pelo fato de que temos alunos desinteressados e até mesmo educadores que não são preparados para ministrar estas aulas. D’aléssio (1981,p.153) afirma “[...] O professor não sabe como trabalhar com a literatura porque ele não sabe como ela é [...]”.
Em uma entrevista feita com autores consagrados, teve-se a seguinte pergunta: “O ensino de literatura tem bem definidos atualmente o seu objetivo e suas linhas de análise?”
Bosi (1981, p.97) diz que: “Não, atualmente, vive-se uma fase de bastante perplexidade na medida em que sepõem em xeque a função da literatura, a natureza da literatura; e também, como decorrência a possibilidade de ensinar literatura”.
Assim como Pignatari (1981, p.117) salienta: “não tem e também acha que nunca teve. O que houve foi o aparecimento de determinados tipos de tendência de análise crítica e hoje no que vigora, digamos, é a tendência do tipo estruturalista quando não de tipoestruturalóide”.
Enquanto Campos (1981, p. 140) evidencia: “acho que ainda há muito por fazer. É difícil falar numa definição de objetivo, na medida em que confrontam muitas orientações diversas”.
Ferrara (1981, p.166) respondeu que “encarando-se o ensino de literatura do ponto de vista científico, há sempre muito por fazer, pois nunca se dá o trabalho como concluído.”
Coelho (1981, p.203) dizque “evidentemente que não. Com a ruptura dos valores básicos do sistema em que vivemos, os fundamentos do ensino também foram atingidos e, principalmente da literatura (direto reflexo da vida) cindiu-se em várias diretrizes.”
São respostas a uma pergunta que deixam claro que o ensino de literatura hoje é um assunto muito abordado, e que não vem tendo seus objetivos traçados, não há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTANCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importância da literatura na educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importancia da literatura na educação infantil
  • A importância da Literatura na Educação Infantil
  • “A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL“
  • literatura e conto de fada, sua importância para educação infantil
  • Literatura infantil na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!