Importancia da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2013
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇAO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: O QUE PENSAM OS ALUNOS
Solange do Rocio Dias de Almeida
João Carlos da Silva

RESUMO
Artigo como resultado das atividades desenvolvidas no projeto de monitoria intitulado: A importância da história da educação na formação pedagogo, desenvolvido, no período de fevereiro a dezembro de 2010. Apresentamos algumas reflexões acercados planos de ensino da disciplina da história da educação II, traçando sua trajetória no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE nos respectivos anos letivos entre 1972 a 2010. Apresentamos o resultado do questionário aplicado junto aos alunos do curso de pedagogia referente á importância da historia da educação no curso de pedagogia. E discute o papel dadisciplina na formação do pedagogo, como uma das áreas fundantes do curso de pedagogia sobre ao quais os demais conhecimentos de alguma maneira estão sendo articulados.



História da Educação e uma disciplina, um campo de pesquisas
A disciplina de historia Final nasceu no final do séc. XIX (Europa/EUA), nos Cursos Normais e de Formação de Professores, logo, relacionada à área da pedagogia, e não sedesenvolveu como área da história (LOPES, 2001). No Brasil a história da historia da educação está associada à trajetória das Escolas normais, aos cursos de Pedagogia e Filosofia. Algumas conseqüências essa história trouxe para a disciplina a relação à pedagogia, o ensino dificultou sua constituição como uma área de pesquisa; como seu desenvolvimento não foi da área da história esta não valorizano seu objeto a educação. A relação da história da educação com a pedagogia e a filosofia fez com que a pesquisa da historia da educação se voltasse para a história das idéias pedagógicas e a fonte investigada fosse à obra dos grandes pensadores (LOPES, 2001, p.26 e 27).
Outra conseqüência da relação história da educação e pedagogia traz é que ao alguns trabalhos dos últimos anos foraminfluenciados por um etos religioso por ter se desenvolvido ao lado da filosofia. Ou seja, uma postura salvacionista da educação. A partir de 1950/60 que começa a configurar um campo de pesquisa em historia da educação, mediante o levantamento de fontes. Em 1955 foram Criados de Centros de Pesquisa educação nos estados vinculados ao INEP, que impulsionaram a realização de investigações na área da pesquisa.Outra conseqüência que a inserção da história da educação trouxe foi, o vício de se pensar a realidade naquilo que deveria ser e não no que ela é busca de fórmulas para resolver os problemas da educação antes de conhecê-los profundamente.Essa inserção no campo da pedagogia também provocou nos pesquisadores uma tendência em explicar os fenômenos educativos do passado em si mesmos, sem relação com ocontexto mais amplo da época (LOPES, 2001, p .31).
Outra conseqüência está no próprio perfil diversificado dos pesquisadores: são pedagogos, historiadores propriamente ditos e professores especialistas em suas disciplinas. Isso gerou uma heterogeneidade na produção da área nos aportes teóricos, metodológicos e temas pesquisados (LOPES, 2001.p. 32).
Outro fato que parece ter contribuído para oscontornos que a disciplina assumiu foi que por muito tempo, a história da educação ensinada nos cursos de formação de professores era restrita á História Geral da Educação, baseadas em outros livros. Somente em 1970 se inicia nos cursos de pedagogia uma disciplina especifica que trata da história da educação (LOPES, 2001, p.33).

Novos objetos, novas fontes
No Brasil a partir de 1980,observam-se mudanças qualitativas/ quantitativas, surgindo diversos espaços para discussão da produção realizada no campo da história da educação (associações científicas, eventos e periódicos, fóruns, (ANPEd), HISTEDBR, Sociedade Educação no Brasil em1991, Sociedade Brasileira de História da Educação (1999),destaca-se também a realização de eventos como seminários ibero- americano e luso-brasileiros que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos.
  • Para que a importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos?
  • A importância da História da Educação para o trabalho dos futuros pedagogos
  • A importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos.
  • A importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos
  • A importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos
  • A importancia da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos
  • A importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!