IMPORTANCIA DA FILOSOFIA PARA O ADMINISTRADOR

312 palavras 2 páginas
A Filosofia é necessária aos administradores porque através dela refletimos, analisamos, questionamos e criticamos as nossas ações, as nossas atividades e as atividades da empresa e os seus objetivos, os valores e a ética empresarial e, desta forma, aprofundamos o nosso conhecimento e passamos a ter consciência plena e responsabilidade sobre os nossos atos.
A Filosofia possibilita uma liberdade de raciocínio, liberta o indivíduo dos pensamentos utilitaristas e dogmáticos impostos pela sociedade, e por isso pode ser considerado o mais útil de todo os saberes: Essa liberdade de pensamento se faz essencial em uma realidade onde as pessoas, em geral, são egoístas e materialistas, onde o dinheiro e o poder influenciam nas decisões e escolhas, principalmente no que diz respeito aos valores morais de justiça e igualdade. A Filosofia é necessária para o crescimento intelectual e pessoal do administrador. Através dela o profissional adquire consciência para discernir quais os valores a serem respeitados na busca por sua satisfação pessoal e empresarial.
Dentre esses valores temos a ética, que é a moral e aqueles valores definidos pela sociedade para o bem, com critérios de justiça e igualdade. No contexto organizacional, acredito que a principal importância da Filosofia está em o administrador refletir sobre a realidade e definir os seus valores morais e, a partir daí, confrontá-los com os valores seguidos pela empresa, ou seja, com a ética empresarial. O administrador deve tomar cuidado com empresas que têm por base somente a ética do interesse próprio, voltada para a preservação de valores cuja única responsabilidade é para com a maximização de seu lucro. Nessas empresas só se proporciona algo ao outro se for de seu próprio interesse. A importância da Filosofia para o administrador é­Motivo a mais para que os administradores utilizem a Filosofia e suas reflexões como fundamentos para mudar essa realidade, já que as empresas também exercem influência sobre a

Relacionados