importa facil

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
A indústria nacional vem passando uma crise, pela falta de competitividade com outros países, em função do altíssimo custo que temos no Brasil. A concorrência com outros países dos quais a China é o maior dos exemplos, mostra isso. Produtos fabricados no exterior chegam aqui com preços menores que os produzidos em nosso país. E sem mudar o nível de qualidade. Por isso muitas empresas começaramum lucrativo comercio de importação de produtos, que por sua vez possui diferentes modalidades. Neste trabalho, iremos analisar a modalidade Importa Fácil.
A modalidade em estudo, nada mais é que um serviço dos Correios, que tem como objetivo oferecer facilidades para pessoas físicas e jurídicas que desejam importar produtos no exterior.
Dessa forma, com o objetivo de aprofundar eobter conhecimentos sobre o Importa Fácil, iremos realizar uma caracterização, bem como seu funcionamento e processo.













Pontifícia Universidade Católica de Goiás



REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Goulart, Brasil e Arruda (1996), Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para opaís de referência. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocráticos ligados à Receita do país de destino, bem como da alfândega, durante o descarregamento e entrega, que pode se dar por via aérea, marítima, rodoviária ou ferroviária. Quando mais de um tipo de transporte é utilizado para entrega, chamamos de transportemultimodal.



Ao falarmos de importação, nos deparamos com os diferentes tipos de modalidades que por sua vez, podem ser classificados da seguinte forma:
 Importação Comum;
 Doação;
 Sem Cobertura Cambial;
 Admissão Temporária;
 Importação de Softwares (Programas);
 Pagamento Cambial de Serviços, tais como: Publicações, Assinaturas e suas renovações, Licenças de Software,Artigos Publicados no Exterior, etc.
 Retenção de mercadorias pela Receita Federal: Mercadorias ingressadas e atracadas no país través de Serviço Especial de Entrega (DHL, UPS, FedEx, etc.), Correio ou Bagagem de Visitantes, terão tratamento de importação Comum ou Especial, que somente poderá ser determinado quando da ocorrência do fato.
 Importa Fácil;
 Exportação.

O ImportaFácil, modalidade de importação em estudo, é um serviço prestado pelo próprio sistema de correios do Brasil, quem tem como proposta ser uma solução de logística para os importadores brasileiros que querem importar objetos para utilização própria ou comercialização dentro do território nacional. Esta modalidade consegue atender demandas tanto de pessoa física e jurídica, quanto promover facilidades parapesquisas cientificas e tecnológicas, podendo ser conceituadas da seguinte forma:
 Importa Fácil Ciência:

É o serviço dos Correios que oferece facilidades para cientistas, pesquisadores e entidades sem fins lucrativos, devidamente credenciados pelo CNPq, na importação de bens até USD 10.000,00, destinados à pesquisa científica e tecnológica.

 Importa Fácil Pessoa Jurídica:
Destinado àspessoas jurídicas que necessitem importar produtos diversos para utilização própria e/ou comercialização até o valor de U$ 3.000,00 ou o equivalente em moeda estrangeira.
 Importa Fácil Pessoa Física:
Destinado às pessoas físicas que necessitem importar produtos diversos, em quantidades que não configurem comércio, até USD 3.000,00 ou o equivalente em moeda estrangeira.
Comrelação ao seu funcionamento, o Importa Fácil funcionará como um despachante aduaneiro, tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica podem utilizar este serviço. No entanto, existe um limite de valor da compra para cada um desses tipos, conforme informado na classificação acima.

Para utilizar o Importa Fácil, as encomendas devem ser obrigatoriamente enviadas pelos correspondentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guia importa facil
  • Manual Cadastramento Importa FAcil
  • Importa Fácil Ciência
  • Informações Importa Fácil dos Correios
  • fácil
  • facil
  • Facil
  • facil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!