Importação

Páginas: 17 (4119 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
DENISE F. DE OLIVEIRA RA : 312204556
EVERTON RA:
WAGNER G. COSTA RA:



INCLUSÃO SOCIAL



Curso: Ciência da computação, Sistemas de Informação.
Disciplina: LPTI,
Professor (a) Luciana
Série: 1º Semestre
Turno: Noturno







SÃO PAULO - 2012SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
UM POUCO DA HISTÓRIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 5
QUADRO ATUAL DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 8
PROPOSTAS PARA A FORMULAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE POPULARIZAÇÃO DA CT 10
PROPOSTAS ORGANIZATIVAS DE CARÁTER GERAL 11
ALGUMAS LINHAS DE AÇÃO E PROGRAMAS ESPECÍFICOS 12
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO 1 15
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO 2 21
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24INTRODUÇÃO


De acordo com as pesquisas feitas pelo grupo por meio da internet. Foi criado pelo atual governo um departamento dentro da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) no Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de popularizar e contribuir para a melhoria da divulgação científica e da educaçãocientífica.


Com base nas informações acima, nós iremos abordar a inclusão social na ciência tecnológica, apresentando alguns pontos positivos que os computadores e internet podem disponibilizar ao nosso país.


A realização desse trabalho teve como base textos da internet e revistas com os seguintes temas: A popularização da ciência e tecnologia e o quadro atual das atividades de educação,proposta para a formulação de uma política, propostas gerais, linhas de ação e programas específicos.






























A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO UM ELEMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
A inclusão social é um dos grandes desafios de nosso país que, por razões históricas, acumulou enorme conjunto de desigualdades sociais no tocante à distribuição da riqueza, da terra, doacesso aos bens materiais e culturais e da apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. A inclusão social pode ser entendida como a ação de proporcionar para populações que são social e economicamente excluídas – no sentido de terem acesso muito reduzido aos bens (materiais, educacionais, culturais etc.) e terem recursos econômicos muito abaixo da média dos outros cidadãos –oportunidades e condições de serem incorporadas à parcela da sociedade que pode usufruir esses bens. Em um sentido mais amplo, a inclusão social envolve também o estabelecimento de condições para que- todos os habitantes do país possam viver com adequada qualidade de vida e como cidadãos plenos, dotados de conhecimentos, meios e mecanismos de participação política que os capacitem a agir de formafundamentada e consciente. Um dos aspectos da inclusão social é possibilitar que cada brasileiro tenha a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento que lhe dê condições de entender o seu entorno, de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e de atuar politicamente com conhecimento de causa.
. O significado social e cultural da ciência como atividadehumana, socialmente condicionada e possuidora de uma história e de tradições, fica muitas vezes camuflado nas representações escolares e em muitas atividades de divulgação, particularmente na mídia.. A razão principal para o presente quadro reside na ausência de uma educação científica abrangente e de qualidade no ensino fundamental e médio do país. Consideradas as características do mundo moderno, aeducação informal, aí incluída a divulgação científica (termo utilizado aqui também no sentido da popularização da CT) tem adquirido importância crescente. Contudo, o Brasil não dispõe ainda de uma política pública ampla destinada à popularização da CT. Ao longo dos anos, surgiram alguns programas ou iniciativas tópicas como editais para centros e museus de ciência ou o Prêmio José Reis do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • importação
  • Importação
  • Importacao
  • Importação
  • Importação
  • Importação
  • Importação
  • importação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!