Importação e exportação

Páginas: 73 (18077 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2012
Introdução

Os assuntos administrativos da exportação e importação brasileira se caracterizam por serem periodicamente atualizados e às vezes modificados pelos órgãos que direta e indiretamente participam da administração do comércio exterior brasileiro.

O texto para estudo foi dividido em duas seções:

➢ EXPORTANDO
➢ IMPORTANDO

Como os assuntos a serem abordados são normativos e deprocedimento muitas vezes interpretativos, as aulas a serem desenvolvidas se caracterizam por diversos trabalhos em grupo em sala, o que promove a troca de idéias e experiências entre os alunos, enriquecendo, assim, o aperfeiçoamento profissional dos participantes.

MATERIAL COMPLEMENTAR

O texto desta disciplina se caracteriza pela freqüente referência às normas vigentes, administrativas eaduaneiras que, por serem textos extensos e disponíveis nos sites dos órgãos e ministérios envolvidos na atividade do comércio exterior, não é viável publicá-los na apostila.
Recomenda-se, assim, como material complementar:

Regulamento Aduaneiro – Decreto 6759 de 06/02/2009

O mesmo pode ser encontrado via internet no site do Ministério de Desenvolvimento, Industrial e Comércio Exterior.Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro

Antes de abordar o tema de como o Brasil está organizado para desenvolver sua política de comércio exterior é interessante entender os motivos pelos quais o Governo aposta grande parte do seu plano de desenvolvimento na atividade exportadora.


Nos últimos anos diversas iniciativas governamentais foram colocadas em prática, buscandoconferir maior competitividade às empresas e ampliar o potencial de inserção dos produtos brasileiros no mercado externo, dentro do objetivo maior de se promover o crescimento sustentado das exportações e, concomitantemente, o equilíbrio da balança comercial.

Nesse panorama, a primeira pergunta que surge é: Por que Exportar?
Ao desenvolver a atividade internacional de venda aempresa adquire uma grande vantagem sobre os concorrentes internos através do melhor aproveitamento da capacidade instalada, incremento da produtividade, redução dos custos operacionais, aprimoramento da qualidade, incorporação de tecnologia e aumento da rentabilidade, entre outras vantagens.

Ao internacionalizar suas atividades, a empresa adquire uma nova cultura e aprimora seus métodosadministrativos e organizacionais e do ponto de vista mercadológico, é evidente que o exportador reduz a dependência do mercado interno.

A boa qualidade do produto está diretamente ligada ao preço competitivo e esta mentalidade faz com que a empresa suba um patamar em relação às concorrentes.

Exportar - embora esteja longe de representar um mistério - pressupõe boa posturaprofissional, habilidade e segurança diante da dinâmica do mercado internacional, não somente quanto ao aspecto da venda como da própria logística, desde a fabricação do produto até o recebimento das divisas.

Qual é a estrutura governamental que o empresário exportador pode contar, como apoio para incrementar a venda internacional dos seus produtos?

Estrutura administrativa do comércio exteriorPara atingir as metas de exportação o governo brasileiro conta com uma estrutura administrativa diversificada, onde vários ministérios estão envolvidos, cada um desempenhando funções diferentes e até às vezes conflitantes.

Assim, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é a pasta governamental que cuida da parte administrativa do comércio exterior,regulamentando o setor, acompanhando as estatísticas, a elaboração da balança comercial mensal e anual e outras inúmeras atividades ligadas ao controle das exportações e importações, incluindo o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) através do qual foi informatizado todo o controle de entrada e saída de mercadorias.

A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), antes diretamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exportação e importação
  • Importação e exportação
  • Exportação e importação
  • Exportação e Importação
  • Importacao E Exportacao
  • importação e exportação
  • Importação e exportação
  • Importacao e exportacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!