Importação de farinha de trigo

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO Centro de Ciências da Economia e da Informática Curso de Administração URCAMP

A importação de farinha de trigo pelas empresas brasileiras, possíveis vantagens e desvantagens para esta operação.

DANIELA MACHADO¹ FÁBIO PERES DA SILVA¹ MARI DANIELA COITINHO¹

RESUMO

Este artigo destina-se ao estudo daspossibilidades para viabilizar a importação da farinha de trigo do Uruguai. Apresenta prováveis vantagens e desvantagens, para que esta transação comercial venha a favorecer a produção e o consumo do produto final. Mostram meios para ter acesso às vantagens tributárias e técnicas para favorecer e incentivar empresas de todos os portes a praticar a importação. PALAVRAS CHAVES: importação, vantagens eincentivar.

¹ Alunos do I Semestre do Curso de Administração da Universidade da Região da Campanha – Campus de Sant’Ana do Livramento.

This article is intended to study the possibilities to enable the import of wheat flour in Uruguay. Displays probable advantages and disadvantages, so that this business transaction will promote the production and consumption of the final product. Shows waysto access tax advantages and techniques to promote and encourage businesses of all sizes to perform the import.

INTRODUÇÃO O trabalho aqui presente tentará mostrar como é possível acessar o comércio exterior de uma maneira que possam empresas de várias dimensões adquirir matéria prima em um país produtor da mesma. Trataremos em específico nesse artigo o tema da farinha de trigo, presente nocotidiano da população, do inicio do dia ao fim do mesmo. Hoje cerca de 110.000 ton de farinha é importada pelo Brasil, e ainda permanece a Argentina, mesmo com todas as restrições do comercio exterior aplicada e ela, a principal fornecedora dessa matéria prima. O governo isentou de PIS e COFINS o importador desse produto incentivando a importação e abrindo uma concorrência enorme com o produtointerno, que muitas vezes, até, não esta sendo suficiente para demanda. O custo da farinha de trigo nacional é de cerca de U$ 320,00 a tonelada, sendo que a importada entra no país subsidiada, com um valor em torno de U$ 120,00, comenta o Sr. Pedrollo, gerente de um grupo detentor da marca líder em farinha de trigo no país.

MATERIAL E MÉTODOS O trabalho foi fundamentado atentando às tendências ecotações do mercado exterior, levando em conta valores e qualidade de produtos. Foram analisados documentos onde constam valores de negociações entre exportadores e importadores. Inevitável, nos dias de hoje, é a pesquisa de

dados expostos na grande rede; assim, foram utilizadas informações constantes na internet, páginas de órgãos relacionados ao tema em questão. Foram consultados despachantesaduaneiros na fronteira entre Brasil e Uruguai, país que exporta para o Brasil uma quantidade significante de farinha de trigo, para que expusessem a visão técnica da transação comercial entre dois países. Assim sendo foi dada uma atenção em especial para o comércio entre Brasil e Uruguai, passando pela fronteira de Sant’Ana do Livramento.

RESULTADOS E DISCUSSÕES De toda extensão territorial quedivide o Brasil e o Uruguai as cidades de Sant’Ana do Livramento no RS e a cidade de Rivera no UY, destacam-se por fazerem uma fronteira sem divisa, formam uma linha entre dois países imperceptível, um movimento de cerca de 2.000 caminhões por mês, que transladam estes países, fazem um comércio de exportação e importação segundo dados obtidos junto ao órgão que coordena o porto seco de Sant’Ana doLivramento. Um dos produtos que é comum ser encontrado no terminal rodoviário, sendo importado pelo nosso país, é a farinha de trigo uruguaia, cerca de 1.000 ton por semana entra por esta fronteira. O destino deste produto que entra do Uruguai, por Livramento, é restrito a, no máximo, meia dúzia de empresas, fabricantes de pão, empresas de grande porte, indústrias panificadoras que distribuem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farinha de trigo
  • farinha de trigo
  • Tendencias do mercado de farinha de trigo
  • Determinação de glúten em farinha de trigo
  • Análise centesimal farinha de trigo
  • criterios de qualidade da farinha de trigo
  • Processamento da farinha de trigo
  • Relatório de farinha de trigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!