Import Ncia Da Arboriza O

516 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA
O uso de materiais como ferro, aço, amianto, vidro, entre outros, geralmente são refletores e contribuem para a criação de ilhas ou bolsões de calor nas cidades, o que torna o clima quente e seco. A impermeabilização do solo também causa grandes problemas, pois evitam ou impedem a infiltração da água, criando as famosas enchentes.
Alguns benefícios da arborização são: qualidade de vida e embelezamento. A arborização proporciona proteção contra os ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de porte dos raios solares, entre inúmeros outros benefícios.

ARBORIZAÇÃO URBANA
“A vegetação em ambiente urbano garante proteção contra ventos, sombreamento, diminuição da poluição sonora, absorção da poluição atmosférica e diminuição das ilhas de calor. Além de favorecer a recarga hídrica e garantir locais para reprodução de alguns insetos e pássaros que podem ajudar no controle de vetores.”
O processo de arborização urbana deve obedecer à projetos pré-estabelecidos que levem em consideração aspectos importantes para a garantia da segurança e mobilidade dos usuários.

ARBORIZAÇÃO URBANA: IMPORTÂNCIA E ASPECTOS JURÍDICOS
A arborização urbana é caracterizada principalmente pela plantação de árvores de porte em praças, parques, nas calçadas de vias públicas e nas alamedas e se constitui hoje em dia uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, que deveria fazer parte dos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades.
Todavia, costuma-se excluir a arborização ao longo das vias públicas como integrante de sua área verde, normalmente estas árvores estão protegidas pela legislação municipal contra cortes, de forma que sua localização acaba sendo perene, fortalecendo o entendimento de que compõem efetivamente a “massa verde urbana”.
Toda vegetação ou árvore isolada, quer seja ela pública ou particular, ou de qualquer forma de disposição que exista na cidade, constitui a “massa verde urbana”, por consequência a sua área verde.

Relacionados