Importância mitocôndria

Páginas: 10 (2397 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Introdução

Para realizar a maioria dos trabalhos nós precisamos de energia. Essa energia pode ser luz, calor, barulho ou outras coisas. Felizmente, essas coisas não ficam soltas por aí, mas armazenadas em substâncias e reservatórios. Através de certas reações, nós podemos liberar essa energia armazenada e utilizá-la. É possível realizar a combustão (queima) de algumas substâncias e obterenergia através disso. Para realizar este trabalho, nossas células tem uma organela chamada mitocôndria.

A mitocôndria vai trabalhar os "combustíveis" (principalmente açúcares) e retirar a maior parte da energia deles. Essa energia é armazenada na forma de ATP (adenosina trifosfato) que vai ser como um reservatório da energia. Esse ATP pode então ir até um certo local e liberar a energia nelearmazenada. As mitocôndrias tem no seu interior uma membrana altamente pregueada (dobrada) formando o que chamamos de cristas mitocondriais. Entre as cristas existe um líquido chamado de matriz.




MITOCÔNDRIA

São pequenos orgânulos presentes apenas em células de eucariontes. Relacionam-se com os processos energéticos. Podem existir centenas ou até milhares numa única célula. Apesar deseu tamanho reduzido (de 2 a 8 µm de comprimento e 1,5 µm de diâmetro), as mitocôndrias são visíveis ao microscópio óptico podendo ser coradas em células vivas. Entretanto, foi o microscópio eletrônico que permitiu uma maior compreensão da estrutura das mitocôndrias. São formadas por duas membranas fosfolipídicas, uma externa semelhante a membrana plasmática, e outra interna, com várias ondulações.Dentro dela existem proteínas, ribossomos e DNA, que farão a respiração celular. A membrana interna apresenta dobras, formando as chamadas cristas mitocondriais, mais ou menos numerosas. O interior da mitocôndria é repleto de um material de consistência fluida, chamado matriz mitocondrial.

O papel da mitocôndria se relaciona com a liberação de energia indispensável para o trabalho celular. Paraseu funcionamento, elas usam oxigênio e substâncias orgânicas, que lhes servem de combustível. As moléculas orgânicas, como açúcares, por exemplo, são oxidadas e liberam energia. A esse processo chamamos de respiração celular. A respiração celular é um mecanismo para a obtenção de energia para a realização de trabalhos celulares e para a manutenção de estruturas. Parte desta energia é liberada naforma de calor, pois humanos são máquinas complexas que trabalham em temperatura constante, não podendo aproveitar o excesso energético. Esta reação transforma energia química em energia disponível.

Essa energia liberada é utilizada nas diversas formas de trabalho celular: movimento, produção de calor, síntese de macromoléculas, transporte ativo. Quanto mais ativa for a célula, maior será onúmero de mitocôndrias encontradas nela. A quantidade de cristas parece também ser proporcional à atividade celular. Além disso, o acúmulo de mitocôndrias numa certa região celular indica uma grande atividade no local. Realizam também o sequestro de Ca e as sínteses de proteínas, de lipídeos - como a cardiolipina e hormônios esteróides – e de algumas subunidades de ATP sintetase e do complexo dacadeia respiratória.

As mitocôndrias estão imersas no citosol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das células eucariontes. Elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares.


Funções da Mitocôndria:

← Produção de Energia;

← Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia Respiratória.Respiração Celular


A mitocôndria recebe substâncias orgânicas (glicose por exemplo) e oxigênio como combustível. O oxigênio oxida os elementos orgânicos, liberando energia em forma de ATP. O ATP é uma molécula (C10H16N5O13P3) que armazena energia na ligação de seus fosfatos. Essa energia é utilizada na síntese de substâncias, locomoção, divisão celular, transporte ativo, geração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • importancia da mitocondria no organismo
  • IMPORTÂNCIA DA MITOCÔNDRIA NA CÉLULA E NO ORGANISMO
  • Mitocondria
  • Mitocôndria
  • Mitocôndrias
  • mitocôndrias
  • mitocondria
  • Mitocondrias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!