Importância econômica e alimentar de Feijão caupi

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2008) na perspectiva de regulamentação técnica para grãos considerados feijão, definiu que somente as espécies Phaseolus vulgaris (L.) e Vigna unguiculata (L.) Walp., feijão comum e feijão caupi, respectivamente, são consideradas como feijão. Essas duas espécies são as mais importantes social e economicamente noPaís. As regiões Nordeste e Norte são as maiores produtoras dessa cultura. Todavia, no Centro Oeste, esta havendo uma expansão significativa, principalmente para o Estado de Mato Grosso (Figura X).
A produção de feijão caupi nas regiões Nordeste e Norte é feita por empresários e agricultores familiares que ainda utilizam práticas tradicionais. Na região Centro-Oeste, onde o feijão-caupi passou a sercultivado em larga escala a partir do ano de 2006, a produção provém principalmente de médios e grandes empresários que praticam uma lavoura altamente tecnificada (EMBRAPA 2011). No Nordeste brasileiro, a produção concentra-se nas áreas semiáridas, onde outras culturas anuais não se desenvolvem satisfatoriamente, em razão da irregularidade das chuvas e das altas temperaturas.


A EMBRAPApublicou em 2011 analises estatísticas sobre o tamanho da área cultivada, produção e produtividade da cultura do feijão caupi no período de 2005 a 2009. Constatou-se que a média de área cultivada correspondeu a 33,08% da área total de feijão (feijão-comum + feijão-caupi) na região Norte, 60,80% na região Nordeste e 18,05% na região Centro-Oeste. No mesmo período, a produção de feijão caupi correspondeu a37,64% na região Norte, 45,67% na região Nordeste e 9,12% na região Centro-Oeste. Na região Norte a produtividade do feijão-caupi correspondeu 113% da produtividade de feijão da região (feijão-comum + feijão-caupi); na região Nordeste, o índice foi de 75,3% e, na região Centro-Oeste, 53,26%.
Neste mesmo trabalho, verificou-se que a participação do feijão caupi na região Norte, na área cultivadae na produção, é pequena, entretanto, a produtividade é praticamente igual à média nacional. Na região Nordeste, o feijão caupi tem uma grande participação na área cultivada, porém com baixa produtividade. Na região Centro-Oeste, o feijão caupi começou a ser cultivado em larga escala em 2006, e ainda tem uma participação pequena na produção da região, contudo, tem produtividade superior à médianacional e apresenta-se como uma importante alternativa para os arranjos produtivos da região. Nacionalmente, na média do período de 2005 a 2009, o feijão caupi contribuiu com 37,53% da área colhida, 15,48% da produção e teve uma produtividade que correspondeu a 42,20% da produtividade nacional (EMBRAPA, 2011).
Portanto, o feijão caupi possui grande importância, tanto como alimento quanto comogerador de emprego e renda. É rico em proteína, minerais e fibras (FROTA et al., 2008; SINGH, 2007) e constitui um componente alimentar básico das populações rurais e urbanas das regiões Norte e Nordeste. A cultura do feijão caupi gerou, em média, 1.113.109 empregos por ano, produziu suprimento alimentar para 28.205.327 pessoas e gerou uma produção anual no valor de R$ 684.825.333 reais (EMBRAPA,2011).

MERCADO

A EMBRAPA, (2011) identificou para o feijão caupi podem-se identificartrês segmentos de mercado: grãos secos, feijão verde (vagem verde ou grão verde debulhado) e sementes. Nas regiões Norte e Nordeste, em decorrência do déficit, respectivamente de 17.576,7 e 102.281,3 toneladas, o feijão-comum, geralmente vindo de outras regiões, vem ocupando cada vez mais espaço no mercado.
Ofeijão-verde é um segmento de mercado muito importante, de grande volume, sobre o qual há poucas informações. Tanto a produção quanto a comercialização ocorrem em torno dos centros urbanos. Em virtude de seu sistema de produção exigir muito trabalho manual, principalmente na colheita e na debulha, é um mercado em que predomina a agricultura familiar (EMBRAPA, 2011).
De acordo com EMBRAPA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância econômica do feijão
  • Feijão Caupi
  • Feijão caupi
  • Feijão Caupi
  • feijão caupi
  • feijao caupi
  • Feijão Caupi
  • Feijão Caupi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!