Importância do brincar para Winnicott

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
 A importância do brincar para Winnicott.
Segundo o psicanalista Winnicott (1975), no brincar, criança manipula fenômenos externos a serviço do sonho e veste esses fenômenos escolhidos com significado e sentimentos oníricos. (Profª Moema Sanchez Quintanilha, Apostila CursoArteterapia, Vez do Mestre, Mód. IV, p. 3)Para Winnicott, a brincadeira permite a associação livre de idéias, pensamentos,impulsos, sensações sem conexão aparente e emersão de idéias. Para ele, com base no brincar, se desenvolve a comunicação e se constrói a totalidade da existência experiencial do homem. (id. Ibid. p 4)“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)”(Winnicott, 1975, p.80)“Conquanto seja fácil perceber que as crianças brincam por prazer, é muito difícil para as pessoas verem que as crianças brincam para dominar a angústia, controlar idéias ou impulsos que conduzem à angústia se não forem dominados” (Winnicott, 1966, 161)A angústia é sempre um fator na brincadeira infantil e, frequentemente, um fator dominante. A ameaça de um excesso de angústiaconduz à brincadeira compulsiva, ou à brincadeira repetida, ou a uma busca exagerada dos prazeres que pertencem à brincadeira; e se a angústia for muito grande, a brincadeira redunda em pura exploração da gratificação sensual. (id. Ibid. p 5)Para Winnicott (1975), a experiência da brincadeira e do viver criativo ocupa o espaço potencial existente entre o indivíduo e o meio ambiente, dependendo dacapacidade do indivíduo de confiar. (id. Ibid. p 5)“Para ele (Winnicott), a palavra criatividade está ligada ao ser vivo, ao ‘colorido de toda atitude com relação à realidade externa’ e que permite sentir que ‘a vida é digna de ser vivida’. Em contraste, diz ele, ‘a submissão é uma base doentia para a vida’.Estabelece, assim, uma diferenciação entre a criatividade artística e psíquica. Esta se refereao desenvolvimento da capacidade de formar símbolos e encontrar formas de expressão por meio das próprias idéias, no diálogo com o mundo de realidade compartilhada.
LEBOVICI
O brinquedo é tão importante, deve ser também considerado como a “expressão dos modos atuais da organização da personalidade da criança e como um modo estruturante em relação às organizações mais tardias”.
A criança quenão brinca , não se aventura em algo não desconhecido. Se, ao contrário, é capaz de brincar, de fantasiar, de sonhar, está revelando ter aceito o desafio do crescimento, a possibilidade de errar, de tentar e arriscar para progredir,evoluir.
Mas o que é “brinquedo”?
Esse termo é utilizado com diversos sentidos – desde s costumeira frase “desculpe foi sem querer... foi de brinquedo...” até oconhecido “ brincando, brincando vai dizendo verdades difíceis de serem ouvidas de outra maneira...”
Ainda que a criança seja induzida a brincar com jogos educativos,  chega um determinado momento em que ela mesma interrompe , dizendo “- bem agora vamos brincar, tá?” fica evidente, então, que esta criança não estava brincando no verdadeiro sentido da verbo, tendo percebido um objetivo, uma intençãopedagógica que a cansou, para ela, brinquedo é caracerizado, exatamente, por ser destituído de qualquer objetivo externo e determinado.
Segundo A. Aberastury       “O brinquedo possui muitas das características dos objetos reais, mas, pelo  seu tamanho, pelo fato de que a criança exerce domínio sobre ele, pois o adulto outorga-lhe a qualidade de algo próprio e permitido, transforma-se  no instrumentopara o domínio de situações penosas, difíceis, traumáticas, que se engendram na relação com objetos reais. Além disso, o brinquedo é   insubstituível e permite que a criança repita, à vontade, situações prazerosas  e dolorosas que, entretanto, ela por si mesmo não pode reproduzir no mundo real”.
            “Ao brincar, a criança desloca para o exterior os seus medos, angústias e problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincar para WINNICOTT
  • Winnicott e o Brincar
  • a iMPORTANCIA DO BRINCAR
  • A importância do brincar
  • A importância do brincar
  • Importancia do brincar
  • a importância do brincar
  • A Importancia do Brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!