Importância de construir com os alunos as regras da potenciação no 9º ano fundamental.

Páginas: 12 (2848 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS

CLEVISON DA CRUZ RIBEIRO

RELATÓRIO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Manaus
2012
CLEVISON DA CRUZ RIBEIRO

RELATÓRIO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Relatório elaborado junto à disciplina Didática da Matemática do curso de Especialização em Educação Matemática da Escola Superior Batista do Amazonas para obtenção de nota parcial. Orientadora: Prof. Msc. Helisângela Ramosda Costa.

Manaus
2012
.
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 03
2 REFERENCIAL TEÓRICO 04
3. METODOLOGIA DA PESQUISA 05
3.1 Abordagem metodológica 05
3.2 Sujeitos da pesquisa 05
3.3 Instrumentos de coleta de dados 05
3.4 Procedimentos para análise dos dados 05
4. APRESENTAÇÃO E ANALISE DOS RESULTADOS 06
4.1 Caracterização da escola 06
4.2 Aplicação daproposta 06
4.2.1 Descrição da aula 08
4.3.3 Dificuldades de aprendizagem 08
4.3.4 Ações não efetivadas 08
4.4 Aplicação dos questionários de avaliação das atividades do professor 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10
APÊNDICE A
ANEXOS

1.INTRODUÇÃO

A prática de ensino é essencial nos cursos de formação de professores. Ela possibilita ao alunoo exercício de atividades docentes, como alternativas de ampliação e aprofundamento do conhecimento, e de experiências aplicando atividades na escola, interligando a teoria e prática.
Os alunos do ensino da matemática têm dificuldades para nomear as quantidades matemáticas, os números os termos, os símbolos e as relações; dificuldades na leitura de símbolos matemáticos; dificuldades em fazeroperações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos; dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos.
Muitos professores do ensino de matemática não lecionar muito bem, e é de suma importância que o aluno possa aprender potência, os professores devem estar bem qualificados para isso.
Contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática no estudo de Potência atravésde aulas construtivistas.
Identificar as dificuldades de aprendizagem sobre potenciação; avaliar a contribuição de procedimentos didáticos que auxiliem na melhor compreensão desse conteúdo matemático que é potência.
Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa foram a observação participante e a aplicação do plano, em que o pesquisador está diretamente envolvido com os demaiscomponentes do grupo, para uma ação transformadora do fenômeno de conhecimento educativo.
A estrutura do relatório esta dividida em quatro capítulos, primeiro a Introdução que fala sobre os objetivos gerais e específicos, a observação a prática, a importância da Potência e a estrutura do relatório. O segundo título fala sobre o referencial teórico, que por sua vez fornece uma grande referência deconhecimento teórico. O terceiro é a apresentação e analise dos resultados, mostrando a caracterização da escola na qual foi aplicada a proposta, as descrição das aulas, as descrição das aulas, as dificuldades, as ações não efetivas e a aplicação dos questionários para a avaliação das atividades do professor.

2. IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR COM OS ALUNOS AS REGRAS DA POTENCIAÇÃO NO 9º ANO FUNDAMENTAL.Precisamos ver o trabalho escolar como um diálogo, como um conhecimento acumulado. “Dialogar é perguntar, ousar respostas, tentar compreender porque algo é assim e não de outro modo. É preciso dialogar com o conhecimento mediado pelo professor, que deve ser visto como parceiros no processo educacional” (BOCK, 1999 p. 271).
Desenvolveu o conceito de inteligência emocional e salienta: “A preparaçãoda criança para a escola passa pelo desenvolvimento de competências emocionais – inteligência emocional – designadamente confiança, curiosidade, intencionalidade, auto-controle, capacidades de relacionamento, de comunicação e de cooperação”. (GOLEMAN, 1999, p.203)
Para Olinto (2001) “Álgebra é a parte da matemática que generaliza as questões concernentes aos números e representa as grandezas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ESCASSEZ DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS 7º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES
  • DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA DOS JOVENS DO 6ª AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Um olhar sobre os jovens do Projeto...
  • Plano de ensino
  • Planejamento anual do 9º ano do ensino fundamental
  • A INFLUÊNCIA DA GÍRIA NA ESCRITA DE ALUNOS DO 9º ANO
  • a importância da leitura do 1° ano do fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!