Importância da via de introdução na absorção dos medicamentos

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
FARMACOLOGIA PARA ENFERMAGEM

IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS

ABRIL/2005

INTRODUÇÃO

Um fármaco precisa estar presente em concentrações adequadas nos seus locais de ação para produzir seus efeitoscaracterísticos. A via de administração influencia nas variações de biodisponibilidade dos fármacos, isto é, a quantidade da droga que atinge seu local de ação (GILMAN, 1996). Assim, a escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada, local ou geral; rapidez da ação desejada e natureza do medicamento. Deve-se lembrar que cada tipo de via deadministração possui vantagens e desvantagens que dependem das propriedades farmacêuticas do medicamento e dos locais de absorção, além das características do paciente e do quadro patológico (SILVA, 1994).
Este relatório visa mostrar a influência da via de administração de uma droga, em Rattus novergicus, sobre a intensidade de seus efeitos farmacológicos.

MATERIAL E MÉTODO

O trabalhoexperimental foi realizado no Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para tal, foram utilizados três animais da espécie Rattus novergicus, de variedade albina, dócil e de fácil manejo em laboratório. Utilizou-se tionembutal sódico, na concentração de 25mg/kg de peso do animal, pelas vias oral, venosa e intraperitonial. Cada via de administração foi utilizada em apenas umanimal.
Inicialmente, ocorreu a pesagem das cobaias a fim de calcular a dose do fármaco a ser utilizado em cada um deles. Antes da administração da droga, analisou-se os parâmetros freqüência respiratória (movimentos respiratórios/minuto), reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e atitude do animal (normal, excitado, deprimido ou dormindo).
A administração oral em Rattus novergicus foifeita com auxílio de uma cânula introduzida na boca do animal até o estômago. Ao volume de droga a ser administrado, foi-se adicionado o volume do espaço morto da cânula, para evitar perdas e alterações no efeito da droga. A administração endovenosa ocorreu em outro animal e baseou-se na injeção do fármaco na veia peniana. A administração por via intraperitonial ocorreu em um terceiro animal,através de injeção na região abdominal. Por fim, então, repetiu-se a análise dos parâmetros explicitados 20 minutos após cada administração, para verificar as alterações provocadas pelos efeitos farmacológicos da droga.

RESULTADOS

TABELA 01: REGISTRO DE ALGUNS PARÂMETROS OBSERVADOS NA ESPÉCIE Rattus norvegicus ANTES E DEPOIS DA ADMINISTRAÇÃO DE TIONEMBUTAL SÓDICO (25mg/kg) POR VIA ORAL,INTRAVENOSA E INTRAPERITONEAL. TERESINA, 2005.

PARÂMETROSVIAS DE ADMINISTRAÇÃO | RESPIRAÇÃO REFLEXO PALPEBRAL ATITUDE A D A D A D |
ORALINTRAVENOSAINTRAPERITONEAL | 76 88 + + N De 78 81+ +- N De 62 80 + +- N De |

LEGENDA: A (ANTES), D (DEPOIS), + (PRESENTE), +- (DIMINUÍDO), N (NORMAL), De (DEPRIMIDO).

FONTE : LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA DA UFPI. ALUNOS DE ENFERMAGEM, 1O PERIODO DE 2005.

DISCUSSÃO

Para alcançar seu local de ação, a drogana maioria dos casos é obrigada a atravessar diversas barreiras biológicas: epitélio grastrintestinal, endotélio vascular, membrana plasmática. Quando esta travessia leva a droga até o sangue, temos a absorção, que tem por finalidade transferir a droga do lugar onde é administrada para os fluidos circulantes, representados especialmente pelo sangue (SILVA, 1994). A absorção de um fármaco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPORTÂNCIA DAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO NA ABSORÇÃO DE FÁRMACOS
  • Absorção de medicamentos
  • Vias de medicamento
  • VIAS DE MEDICAMENTO
  • via de administração de medicamentos
  • vias administração de medicamentos
  • Vias de administraçao de medicamentos
  • Vias de administração de medicaMENTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!