Importância da oratória aos profissionais do direito

Páginas: 4 (766 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Saber falar e se expressar de forma clara e objetiva é peça fundamental para o profissional do direito. A eloqüência deve estar presente no perfil do operador do direito, pois, é através da oratóriaque este profissional irá se articular na defesa dos direitos de seus clientes e ou até mesmo convencer juízes sobre sua tese de defesa.
Conhecer toda a legislação brasileira às vezes não é osuficiente para o sucesso do bacharel em direito e uma das características que difere um profissional do outro é a oratória.
Oratória, por sua vez, é a arte ou a capacidade de falar em público. Aoadvogado, por exemplo, não basta apenas falar em público, tem que falar bem, deve ser eloqüente, convencendo através da boa argumentação, para isso, o profissional do ramo do direito deve conhecer e dominaras técnicas de escrita e de fala, garantindo assim, uma eficiente comunicação.
Um exemplo prático sobre a necessidade da presença da oratória no currículo do profissional do direito é a resolução deconflitos na presença do juiz, no processo sempre será garantido às partes o contraditório e a ampla defesa, que é um princípio assegurado pelo o artigo 5º, inciso LV da Constituição Federal e issose faz através da boa argumentação, o juiz levará em conta os fatos verdadeiros e fará a jurisdição (também por meio da oratória) através do que se ouviu e do que foi provado pelas as partes através doadvogado que usou de boa oratória.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição responsável pela a regulamentação da advocacia do Brasil. Através do exame da OAB se analisa e verifica odesempenho do ensino jurídico nas instituições de Ensino Superior.
A triste realidade é que se tem verificado que 70% dos bacharéis em direito não conseguem aprovação pela OAB, percebe-se, entãoque, o ensino jurídico no Brasil não tem sido levado tão a sério quanto devia, ou por parte da instituição de ensino superior ou por parte do estudante de Direito, que na maioria das vezes ao concluir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da oratória aos estudantes e profissionais do direito
  • A importância da oratória aos profissionais do direito e o ensino jurídico e as perspectivas no mercado de trabalho.
  • -Qual a importância da antropologia jurídica para o profissional de direito?
  • A importância da ética profissional para os operadores do direito
  • Direito de oratoria
  • Direito de oratoria
  • Direito de oratoria
  • Direito de oratoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!