Importância da filosofia para a assistência social

Páginas: 2 (280 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
QUAL A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA O SERVIÇO SOCIAL?

O Serviço Social está permeado pela filosofia. A mesma auxilia o assistente social, fundamentando-oquanto a resoluções de problemas cotidianos, ao desenvolver novos métodos de atuação e ao adotar nova postura no seu fazer profissional. Visto que a filosofia é o estudode tudo como nós vemos o mundo e nós mesmos e as outras pessoas, a natureza e todas as coisas e situações que vivemos e presenciamos em nossas vidas, ao tentarbuscar e revelar o que ainda não foi revelado.
Entender o ser das coisas, como elas acontecem e a importância que têm na humanidade, é o objetivo da filosofia. Elatenta responder as perguntas que a ciência não foi capaz de responder através de argumentos lógicos que podem variar de filósofo para filósofo. Esses conceitos, se assimpodemos dizer, são necessários para refletirmos e compreendermos sua relação com o Serviço Social. Essa afirmação está baseada no fato de que a filosofia, mesmo nãotendo compromisso com a exatidão do que afirma, indica caminhos para que as pessoas pensem, reflitam e formem opiniões, além de termos a certeza de que a filosofiatorna possível a busca da felicidade, assim como o serviço social, que busca o bem estar dos indivíduos de uma sociedade. O assistente social tem esse papel, deapaziguar as tensões nas diversas áreas em que ela atua, buscando equilíbrio e o bem comum.
Todo ser humano deve refletir, constantemente, se estão fazendo o que deve serfeito. Esse ato de pensar está intimamente relacionado à filosofia, e a forma como deve agir, para quem, onde e quando está baseado às funções do Serviço Social.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância da filosofia para o serviço social
  • A importancia da filosofia no serviço social
  • A importância da filosofia para o serviço social
  • A importância da pesquisa social na área de assistência social
  • IMPORTANCIA DA FILOSOFIA PARA A COMPREENÇÃO DO MEIO SOCIAL
  • A importância do uso da filosofia para o serviço social.
  • A importância da internet na educação e nos projetos de assistência social
  • A importância da auditoria nas entidades beneficentes de assistência social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!