Importância da família e das políticas de saúde

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
Com base nas informações do artigo "O papel da família e das redes primárias na reestruturação das políticas sociais" (anexado abaixo), elabore um texto, com no máximo 1 página, sobre a importânciada família e das políticas de saúde. Deve-se discutir nesta atividade as estratégias de cuidado comunitário relacionadas à família. Você pode utilizar suas vivências profissionais, mescladas à leiturado texto.

A família sofreu, nas ultimas décadas profundas mudanças de função, de natureza, composição e, principalmente, de concepção.
Atualmente a família parte de princípios básicos, deconteúdo mutante: a liberdade, a igualdade, a solidariedade e a afetividade. A família patriarcal sofreu mudanças dando origem a um novo tipo familiar baseado nas relações de afeto.
Agora o que identificaa família não é nem a celebração do casamento nem a diferença do sexo do par ou do envolvimento de caráter sexual. O elemento distintivo da família é a presença de um vinculo afetivo a unir as pessoascom identidade de projetos de vida e propósitos comuns, gerando comprometimento mútuo. Cada vez mais, a idéia de família se afasta da estrutura do casamento.
O movimento de mulheres, adisseminação dos métodos contraceptivos e os resultados da evolução da engenharia genética fizeram com que esse tríplice pressuposto deixasse de servir para balizar o conceito de família. Caiu o mito davirgindade e agora sexo – até pelas mulheres – se pratica fora e antes do casamento. A concepção não decorre mais exclusivamente do contato sexual, e o casamento deixou de ser o único reduto daconjugalidade.
Quando se trata de Família e as políticas de saúde nota-se que tais políticas ainda valorizam a família contemporânea e esquecem de olhar para a família moderna e pós moderna. Tais açõesmantém o método tradicional, esquecendo do ser humano e sua família e o tratando como mais um paciente a ser atendido, esperando que este faça parte de um grupo familiar tradicional.
Mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da estrategia saude da familia
  • A importância da familia nas politicas sociais
  • A importância do agente comunitário de saúde no programa saúde da família
  • A importância da inserção do nutricionista no programa de saúde da familia
  • o papel do enfermeiro na visitadomicilaiaria e sua importancia no programa saude da familia
  • A importancia do hiperdia no programa de saude da familia: uma revisao de literatura
  • A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
  • A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!