Importância da comunicação

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
Nos dias atuais nada é mais importante do que a habilidade para se comunicar, principalmente na área do profissional em Recursos Humanos. Por exemplo, uma entrevista para admissão de pessoal, um treinamento ou uma seção de negociação, em qualquer dessas situações a comunicação é fundamental.
Infelizmente alguns, por saberem expressar-se com desembaraço,julgam-se bons comunicadores. Porém há uma grande diferença entre informar e comunicar:
* Informar: é um ato unilateral, que envolve a pessoa que dá informação.
* Comunicar: implica tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações a quem escuta.
O bom comunicador deve estar não capacitado apenas a falar e também ouvir, por isso o profissional de Recursos Humanos antes de qualquerhabilidade deve ter o conhecimento do processo de comunicação, o reconhecimento dos fatores que a dificultam e o domínio das regras para torná-la mais eficiente.
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO
Cada situação de comunicação é diferente de qualquer outra. Porém é possível identificar certos elementos que são comuns a todas as comunicações, bem como as inter-relações que se processam entre elas.Neste caso podemos citar como modelos desenvolvidos por Shanom e Weaver, Shcamm e Berlo.
Evidente que esses modelos diferem entre si, porém para os fins aqui pretendidos o modelo de Berlo é bastante adequado.
Para ele o processo de comunicação envolve os seguintes ingredientes: emissor, codificador, mensagem, canal, decodificador e receptor.
* Emissor: É a pessoa que desejacomunicar
* Codificador: É o mecanismo usado na exteriorização da mensagem.
* Mensagem: É a expressão formal da ideia a qual quer se passar.
* Canal: é o meio pelo qual é conduzida a mensagem.
* Codificador: É o mecanismo responsável pela decifração da mensagem.
Com a ajuda de mais três elementos, esse modelo pode ser mais bem entendido.
* Significado: corresponde a ideia, aoconceito que o emissor deseja comunicar.
* Compreensão refere-se ao entendimento da mensagem pelo receptor.
* Realimentação: corresponde à informação do receptor ao emissor, indicando a recepção da mensagem.
Num exemplo mais claro desse processo observe: uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado), que pretende comunicar. Essa mensagem é veiculada pelo ar (canal), é interpretadapela pessoa que escuta (receptor) após sua decifração pelo mecanismo auditivo (decodificador). O receptor entende a mensagem (compreende) e esclarece a mensagem à fonte de seu entendimento (realimentação).
Então, a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão do receptor interage com o significado pretendido pelo emissor.
RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
Entende-se por ruídoqualquer fonte de erro, ou deformação na formação da comunicação seja ela sonora, escrita ou visual.
* Observação: os ruídos podem ser tanto do emissor quanto do receptor.
Vejamos alguns exemplos:
Ruídos do emissor:
* Falta de clareza nas ideias : muitas vezes o emissor tem pouca idéia do que falar, mas ao invés de aperfeiçoar-se, transmite assim mesmo, colocando aresponsabilidade da interpretação no receptor.
* Comunicação múltipla: é quando uma pessoa interessa em se comunicar apenas verbalmente, mas ainda assim, pode se expressar pelas mãos, pela curvatura do corpo etc.
* Problemas de comunicação: significa que o comunicador tome cuidado com a tonalidade, a altura, o timbre, e a velocidade de sua voz.
* Bloqueio emocional: a vergonha, o receio de falarerrado ou o medo de ser mal interpretado pode fazer com que essa pessoa se iniba.
* Hábitos de locução: É quando uma pessoa repete a mesma palavra, ou palavras cheias de emoção, ou difíceis podem dificultar a comunicação.
Ruídos do receptor:
* Audição seletiva: É quando achamos que algumas palavras são importantes, e desprezamos as que não são, mas às vezes as menos importantes são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da comunicação
  • A importância da comunicação
  • A importancia da comunicação
  • Comunicação e sua Importancia
  • Importancia da comunicação
  • A importancia da comunicação
  • Importancia da comunicação
  • A importancia da comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!