Implosão demográfica e como a europa segrega seus vizinhos

Páginas: 9 (2016 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Implosão Demográfica e Como a Europa segrega seus vizinhos.



Geografia da População e dos
Movimentos Migratórios


Implosão Demográfica
O crescimento demográfico tende a preocupar desde o século XXI ameaçado por uma implosão populacional global. A população do planeta por volta do ano de 2004 girava em 6,4bilhões de pessoas, e estima-se que por volta de 2050 possa atingir cerca de 9 bilhões de pessoas, sendo que entrará numa fase de declínio acelerado. A grande causa da expansão demográfica é a queda da mortalidade e elevação na expectativa de vida. No século XX tem avanços no saneamento e saúde, aumentando a eficiência da produtividade humana, sendo cada vez maior o numero de indivíduos que chegam aidade fértil e continuam o processo. Nas últimas décadas a queda na taxa de fecundidade tem sido drástica(número de filhos por mulheres) razões que no Brasil, podem ser explicadas pela disseminação dos métodos anticoncepcionais como as pílulas e as cirurgias de esterilização. Atualmente cerca de 62% das mulheres casadas ou com parceiros fixos utilizam de algum método anticoncepcional, no mundoonde as mulheres tomam as frentes de trabalho e os filhos são vistos como uma fonte de gastos.
O que marcou o século passado é a concentração populacional nos grandes centros, sendo marcadas pela grande explosão populacional e é nelas que produzem as condições para o movimento inverso de implosão. O inchaço produz a retração. Na sociedade que vemos atualmente acostumada a ver tudo em termosutilitário de investimento e retorno, custo e benefício, filho é cada vez mais um mau negócio. Nos países escandinavos, o sistema de bem estar social continua forte, as taxas de fecundidade mantêm-se estáveis, em nível populacional.
O período de expansão que resta vai impor ainda muitos problemas, concentrando-se nos países mais pobres como a Ásia e na África, aumentando o numero de epidemias,desemprego, e vários outros fatores. Segundo a ONU 50 países mais pobres vão triplicar sua população até 2050. A pressão populacional aumentará a degradação do meio ambiente,e consigo outros problemas.
Segundo o economista Akihko Matsutani estimou que o decréscimo populacional da economia japonesa encolherá cerca de 15% até 2030. Estima-se que ocorrera um colapso previdenciário, decorrente doenvelhecimento da população, temendo também pelo futuro livre de mercado em face de escassez de seus trabalhadores e consumidores.
De 1970 a 2004 a população brasileira dobrou de 90 milhões para 180 milhões, a média de filhos brasileiros que em 1950 era de 6 por mulher , hoje ETA em 2,3 e estima-se que em 2016 será de 2,1, sendo que em 2062 estima-se atingir alcançar cerca de 264 milhões de brasileiros, eem 2100 estima-se 245 milhões (uma queda de 0,35 ano).
Um grande processo de retração populacional está em curso, sendo um processo de acelerado de retração. O que temos é uma política de forçar a elevação de números de nascimentos ou numa alternativa próxima a ficção científica (tecnologias de reprodução artificial) , podendo virar instrumentos de políticas públicas para reposição detrabalhadores, consumidores e soldados.
A população vai continuar crescendo, mas não tão drasticamente e num futuro não muito distante vão começar diminuindo, as pessoas cada vês estão tendo menos filhos, nos anos 70 a taxa de fertilidade era de 6 filhos por mulheres e hoje chega em torno de 2,9 filhos.
A resposta para a diminuição populacional está relacionada as regiões, como na Europa as mulheres optampela carreira profissional buscando independência, e no Reino Unido as mulheres têm só um filho, pelo auto custo na educação e formação. A conseqüência é que esta diminuindo a população européia, e na Russia a população cai em média 750mil por ano, tendo como as causas apontadas o alcoolismo, a quebra do sistema público e a poluição o que faz com que diminua a fecundidade masculina. Já na China...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alteracoes demograficas na europa do seculo xix
  • Fichamento: Estruturas Demográficas da Europa Medieval Ocidental
  • Quem é o vizinho
  • Segrega O
  • Segrega O
  • FOR AS DEMOGRAFICAS
  • Demografica
  • Implosão de edificio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!