Implementação de um gerenciador de rede baseado em software gnulinux

1253 palavras 6 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
CURSO SUPERIOR EM REDES DE COMPUTADORES

ARTHUR BOF DEMUNER
LÚCIO PELIÇÃO DIAS

IMPLEMENTAÇÃO DE UM GERENCIADOR DE REDE BASEADO EM SOFTWARE GNU/LINUX

COLATINA
2010
ARTHUR BOF DEMUNER
LÚCIO PELIÇÃO DIAS

IMPLEMENTAÇÃO DE UM GERENCIADOR DE REDE BASEADO EM SOFTWARE GNU/LINUX

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Superior em Redes de Computadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) como requisito parcial para avaliação na disciplina Metodologia de Pesquisa.

Orientador: MSc Flávio Falqueto

COLATINA
2010
INTRODUÇÃO

Redes wireless estão sendo cada vez mais usadas em diversos locais, principalmente no meio empresarial e acadêmico onde o acesso à rede interna ou à internet é cada vez mais solicitada. Segundo Farias (2006, p. 6): [...] Nos dias de hoje podemos pensar em redes wireless como uma alternativa bastante interessante em relação às redes cabeadas, embora ainda com custo elevado. Suas aplicações são muitas e variadas e o fato de ter a mobilidade como principal característica, tem facilitado sua aceitação, principalmente nas empresas.

Devido à mobilidade e facilidade de uso, uma vez que não é necessária uma conexão física para acesso, é necessário a implementação de um gerenciamento para evitar que pessoas não autorizadas se conectem a rede. O gerenciamento de acessos é chamado de autenticação.
A conexão de clientes wireless (computadores e outros dispositivos que podem conectar-se à rede wireless) é feita através de Pontos de acesso. “Pontos de Acesso, como o próprio nome sugere, funcionam como pontos de entrada de uma rede para um cliente” (FARIAS, 2006, p. 52).
De acordo com Kurose e Ross (2007) autenticar é provar a própria identidade a alguém, e, nas redes wireless, esta autenticação

Relacionados

  • Gnu/Linux
    4118 palavras | 17 páginas
  • Linux Como Alternativa De Sistema Operacional Para Desktops
    16051 palavras | 65 páginas
  • Elasticidade em cloud computing: conceito, estado da arte e novos desafios
    10081 palavras | 41 páginas
  • Proj rede
    15063 palavras | 61 páginas