ImplementacaoDeServicosDiferenciadosEmUmaRedeLocal

7446 palavras 30 páginas
Implementação de Serviços Diferenciados em uma Rede Local
César Augusto de Oliveira Soares1
Rosivelt Alves do Carmo1
Orientadores:
Prof. DSc. Joaquim Celestino Júnior2
Profa. MSc. Ana Luiza Bessa de Paula Barros Diniz2

UECE – Universidade Estadual do Ceará
DEC – Departamento de Estatística e Computação
CEP 60740-000 Fortaleza (CE)
1
{caos, rosivelt}@larces.uece.br
2
{celestino, analuiza}@larces.uece.br

LARCES – Laboratório de Redes de Comunicação e Engenharia de Software

Resumo: Para implantação de QoS em uma rede de comutação de pacotes IP tem sido amplamente aceita a arquitetura Diffserv [NWFUSION] [Aroca, 2001], que possui boa escalabilidade, pois divide tarefas entre roteadores de borda e de núcleo, e possui PHBs padronizados e abertos à expansão. Esse artigo visa a análise de um ambiente DiffServ em uma rede local, criado através da ferramenta
IPROUTE2, juntamente com a habilitação das opções de QoS no kernel do Linux. Utilizando essa rede, foram feitos testes com o objetivo de verificar o desempenho das ferramentas e do comportamento das disciplinas de serviço, incluindo a verificação das funções de classificação e policiamento dos roteadores de borda e de núcleo de um domínio DiffServ.
Palavras Chaves: QoS, DiffServ, iproute2.

1 Introdução
Mais do que interligação de diferentes redes, cada uma com sua arquitetura própria, pensar em Internet atualmente significa visualização de páginas WEB (sejam elas estáticas ou com algum recurso mais dinâmico), e-mail, transações comerciais, videoconferência, ensino à distância, entre outros.
Por trás de tudo isso, está a transmissão de diversos tipos de mídia, cada qual com os seus respectivos requisitos para se obter um resultado (apresentação para o usuário final) com qualidade: baixo retardo e baixo jitter (variação desse atraso) para voz e vídeo (mídias contínuas), e baixas taxas de perda para texto.
Contudo, essa diversidade de tráfego não existia na concepção da Internet, o que fez com que o protocolo de uso

Relacionados