Implementação de um sistema de bomba de calor numa habitação. análise comparativa com sistemas convencionais. análise comparativa com soluções convencionais.

Páginas: 18 (4284 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2012
Índice

Resumo……………………………………………………………………………………….2
I. – Introdução………………………………………………………………………………..3
II. – Fundamentos teóricos e implementações dos sistemas…………………………..4
II.I. – Bombas de calor………………………………………………………………………4
II.II. – Energia geotérmica e aerotérmica…………………………………………………5
II.III. – Sistemas de climatização em estudo………………………………………..……6
II.IV. – Sistemas de climatização eAQS………………………………………………….9
II.V. – Métodos de comparação dos sistemas de climatização…………………….…10
III. – Conclusões……………………………………………………………………………16
IV. – Referências……………………………………………………………………………17






































Resumo

O presente trabalho reflecte um estudo sobre a implementação de um sistema de bomba de calor numa habitação, em comparação com umsistema convencional.
Este trabalho tem por objectivo comparar eficiências e consumos energéticos de vários sistemas de climatização de fonte renovável com um sistema de aquecimento que possui como fonte energética o diesel. Todos estes sistemas irão ser auxiliados por um conjunto de painéis solares térmicos. Outro ponto que este estudo pretende abordar é a viabilidade de instalação bem comoa viabilidade económica de todas as soluções que irão ser apresentadas e assim apresentar algumas soluções possíveis para uma habitação.







































3. – Introdução

Como todos sabemos, a cada dia que passa o nosso planeta degrada-se devido a vários anos de exploração excessiva de recursos naturais por parte do Homem. Oresultado de extensos anos de utilização de combustíveis fósseis em diversas aplicações como os transportes, indústria, produção de energia eléctrica e climatização, começa a ganhar proporções preocupantes e o cuidado na instalação de sistemas ecológicos de aquecimento e arrefecimento de edifícios passa a ser uma obrigação de todos.
Este estudo recorre ao Regulamento das Características deComportamento Térmicos dos Edifícios (RCCTE), para o cálculo das necessidades energéticas de climatização do edifício. Este regulamento implementa a obrigatoriedade da instalação de colectores solares térmicos nas novas construções, sendo também objecto de estudo neste trabalho.
Tal como já foi referido, a implementação de sistemas de climatização energeticamente eficientes torna-se cada vezmais uma necessidade e esse foi o impulso para este trabalho. Estamos certos que a climatização de edifícios efectuada por sistemas que apresentam um alto rendimento são uma aposta segura sendo que a maior barreira de mercado a ultrapassar é o investimento inicial desses equipamentos. O incentivo à aquisição de produtos eficientes bem como ao uso racional de energia torna-se vital.II. – Fundamentos teóricos e implementações dos sistemas

II.I – Bombas de calor

O que é uma bomba de calor?

As bombas de calor são máquinas térmicas que aproveitam a energia térmica existente em diversos meios (terra, ar, e sol) e transferem-na para um espaço a climatizar.
O princípio de funcionamento de uma bomba de calor consiste natransferência da energia térmica do meio para o gás ou líquido (dependendo do tipo de sistema), o compressor do sistema aumenta a pressão e temperatura do fluído do sistema, o qual se encontra em temperatura suficiente para climatizar o espaço. Após isso, com o líquido já arrefecido, e através de uma válvula de expansão, a temperatura e pressão desce, repetindo-se o ciclo. De referir que a únicaenergia não renovável consumida pelo circuito é a electricidade que alimenta o compressor.
Contudo, as bombas de calor podem ser reversíveis, ou seja, funcionar como refrigerador e aquecedor.
As bombas de calor representam assim um bom sistema de climatização em termos de eficiência energética, produzindo, em média, quatro kW de energia térmica por cada kW de electricidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Comparativa de Sistemas Eletroacústicos
  • Análise Comparativa de Sistemas de Saúde
  • Analise Comparativa entre Asfalto Convencional e Asfalto com Adição de Borracha
  • Análise comparativa de um sistema pilar- tubulão.
  • An lise comparativa entre o sistema de fachada unitizado e o sistema convencional rev
  • Análise comparativa das características dos sistemas de saúde nas Américas
  • ANALISE  COMPARATIVA  ENTRE  BANCOS  DE  DADOS  EM  NUVEM  E BANCOS DE DADOS CONVENCIONAIS 
  • Análise comparativa do gasto calórico do método de circuito aeróbio e o método convencional na musculação.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!