IMPLEMENTAÇÃO DE SERVIDORES E SUAS FINALIDADES

Páginas: 15 (3669 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
IMPLEMENTAÇÃO DE SERVIDORES E SUAS FINALIDADES
Resumo
Inicialmente os computadores eram conhecidos como “maquinas gigantes“ que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, tais maquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e maisconfiáveis. Como se não bastasse, a evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares distantes geograficamente. Quando se fala em informática e internet, pensa-se logo em computadores pessoais, porém, vai além disso, tudo interligado entre uma rede (Servidor). Um servidor é criado com equipamentos vitais e necessários, além deusuários e profissionais que ficam por trás dela. Surge então a necessidade de mostrar cada serviço para se montar uma estrutura de utilização e características conforme a necessidade de sua estação trabalho. Cada servidor tem sua função específica, podendo-se citar DNS, DHCP, Proxy, entre outros, com a finalidade de deixar sua rede mais segura e eficaz . Entretanto para se desenvolver um bomprojeto de servidores, há de se pensar nos detalhes envolvidos como: coleta de informações (requisitos do cliente); projeto lógico da rede (estrutura, esquema de endereçamento, regras padronizadas, softwares, segurança e gerência); projeto físico da rede (seleção de tecnologias e dispositivos); testes e análise do projeto; ajustes e melhorias; custo e documentação do projeto. O método de pesquisautilizado do ponto de vista da forma de abordagem do problema é de caráter exploratório-descritivo. O resultado deste trabalho permite concluir que um servidor é fundamental para quem possui uma empresa, facilitando o acesso dos clientes e um melhor desempenho na rede.

INTRODUÇÃO
A tecnologia move o mundo. Atualmente o mercado de trabalho não consegue sobreviver sem ela. Observa-se isso quando,por exemplo, acaba a luz no estabelecimento e normalmente as pessoas não sabem o que fazer, a não ser esperar que a energia volte para continuar os afazeres, pois tudo gira em torno da tecnologia e da rede de computadores.
Para que se obtenha sucesso as empresas procuram estabelecer a melhor qualidade e aperfeiçoamento no que se refere a tecnologia. Ao consumidor ou usuário, se oferece amelhor comodidade , acesso, serviço e conectividade. Com o passar do tempo, as empresas estão sendo obrigadas a se adequar a essas novas tecnologias. Conforme o nível de acesso ou consumo há a necessidade de estar atualizando seus equipamentos para conseguir atender a grande demanda de usuários que cresce rapidamente.
Segundo Bochenski (1995, p. 1) A indústria da computação esta passando poruma das mudanças mais dramáticas de sua história. Durante mais de trinta anos, a arquitetura tradicional de informática nas grandes empresas apresentou um mainframe ou um minicomputador em que ocorria a maior parte do processamento. Comunica-se com o mainframe usando terminais que tinham pouca ou nenhuma inteligência interna. Esse modelo está sendo substituído por um novo, muito maisinteressante.
Os Servidores estão cada dia mais presentes em nossas estações de trabalho, em empresas de pequeno, médio e grande porte, facilitando para que o usuário tenha acesso as suas informações de modo prático e eficaz, além de ter uma segurança nos diversos serviços que podem nos oferecer. Para que tais aplicações funcionem, são utilizados os softwares Windows (requer uma licença paga, na qual se faznecessário, para poder utilizar tanto cliente quanto servidor) e Linux (gratuito e não necessita licença).
O que seria um servidor? Basicamente um computador central com diversos computadores ligados em uma rede acessando e transmitindo dados, o qual centraliza a informação tendo o crescimento na segurança e no compartilhamento dos recursos e uma diminuição de custo. Mas para que isso possa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proposta de implementação de servidor de arquivo
  • Implementação de um servidor roteador
  • IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIDOR SAMBA: ESTUDO DE CASO MICROWAY INFORMÁTICA
  • Concepção e implementação da virtualização de servidores: estudo caso rede upnet
  • finalidade
  • Finalidades
  • FINALIDADE
  • finalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!