Implementação de Planejamento Estratégico - Caso Empresa Natura

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
Estudo de caso da Natura
Em entrevista a revista exame, Daniel Levy diretor de sistemas de gestão explica o quanto foi importante um planejamento estratégico visando suprir sua demanda real e futura. No ano de 2007 deu inicio a uma reestruturação estratégica, perceberam que a empresa estava muito centralizada e não poderia crescer, era preciso descentralizar. No ano seguinte implantou asunidades do Norte e Nordeste para atender as demandas especificas.
Na “gestão por processo”, a Natura passou a trabalhar também com unidades de negócios, distribuindo poder e autoridade para as pontas da cadeia de produção. Antes diretor de unidade não tinha participação nos lucros hoje tem, assim o cargo fica mais atraente e as encomendas sempre são entregues no prazo, caso contrario os diretorestambém perdem. Depois da mudança, o planejamento estratégico da Natura é desdobrado por processos, cujo resultado tem sempre um acompanhamento e não mais por diretoria ou área específica. Esse sistema tem rendido bons frutos. Por meio da gestão de processos, a empresa teve lucro líquido de 524,7 milhões de reais no acumulado após IR nos nove primeiros meses de 2010, apresentando crescimento de 5,6%sobre o mesmo período de 2009. Além da área financeira, Levy afirma que o número de consultoras disponíveis aumentou 49% de 2009 para 2010 e as reclamações feitas por consultoras, como entregas erradas, diminuíram 46,2% no período.
A organização ficou mais leve afirma Levy, apesar estar mais complexa. Nesta nova gestão todos os integrantes da empresa tem participação que seguem estas disposições.No primeiro nível estão os patrocinadores, que são a presidência, vice-presidência e o conselho. O próximo nível estão os “donos de processos”, que têm responsabilidade e autoridade sobre seus processos. Em uma escala centralizada, eles fazem papel dos diretores, que têm a função de garantir a execução, o alcance e a superação dos resultados dos processos. E tem os “guardiões de processos” quepor sua vez, trabalham em uma rede ainda mais intrínseca.  Sua função é similar à de gerente e coordenador, sendo responsável pelo cumprimento dos processos pelos colaboradores e por reportar esses resultados aos “donos de processos”. Os “colaboradores” fecham o ciclo e, para atender às demandas de resultados, precisam estar envolvidos e conscientes da cultura e de suas responsabilidades naempresa.
Fonte: Revista Exame, de Luciana Carvalho





Estratégia e Gestão
Completamos mais um ano de resultados expressivos, que, em 2008, foram impulsionados pelo plano de ação para a retomada do ritmo de crescimento no Brasil, nosso maior mercado. Com esse plano, cujas iniciativas se estendem até 2010, prosseguimos em nossa estratégia de ampliar as operações, de forma sustentável, no País ena América Latina, por meio da proposta comercial da venda direta. 
Acreditamos que a expansão internacional por meio de uma marca de expressão global mantém-se como importante vetor para nossa evolução futura. Vale ressaltar que, ainda antes do agravamento da crise econômica global, tomamos a decisão de postergar, sem prazo definido, a entrada no mercado dos Estados Unidos. Focaremos nossosesforços nas operações em países onde já estamos presentes, por demonstrarem que nossa marca, produtos, valores e modelo de vendas têm grande aceitação e espaço para ampliação. 
Temos bons motivos para afirmar que estamos no caminho certo. O setor brasileiro de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal teve mais um ano de crescimento, em 2008, com evolução de 16,3% para o mercado-alvoou de 9,3%, em termos reais, até o mês de outubro, segundo dados parciais da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Sipatesp/Abihpec). O segmento de venda direta também manteve seu ritmo de expansão, no Brasil, e movimentou R$ 18,5 bilhões, em 2008, avanço de 14,1% sobre o ano anterior, com 2 milhões de revendedores ativos, uma ampliação de 7,2% no canal de vendas, segundo dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA NATURA
  • Planejamento Estratégico Caso Natura
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico, estudo de caso natura
  • Planejamento Estratégico Caso Natura SA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!