Implementação da SAE ao cliente com IAM

Páginas: 34 (8357 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014
Sistematização da Assistência em Enfermagem ao Cliente com IAM na unidade de Pronto atendimento

1.INTRODUÇÃO.
Este estudo tem como temática à assistência do enfermeiro na unidade de pronto atendimento ao cliente com infarto agudo do miocárdio. Direcionamos o estudo para a seguinte linha de pesquisa; O Cuidar no Processo de Saúde – doença e como área predominante Enfermagem no cuidado aoCliente Adulto/Emergência.
A motivação por realizar este estudo veio através da atuação de um dos componentes do grupo como acadêmico bolsista de enfermagem em uma unidade de pronto atendimento de um hospital estadual do município do Rio de Janeiro. Durante sua atuação foi observado um grande fluxo de clientes com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM), uma patologia que exige uma atuaçãorápida e eficaz do enfermeiro junto à equipe médica para evitar a morte súbita e minimizar os danos provenientes deste quadro, aumentando assim as chances de sobrevida do cliente.
A experiência vivenciada pelo integrante despertou a curiosidade dos demais componentes do grupo, refletindo na complexidade que envolve os cuidados do enfermeiro ao cliente com IAM.
Knobel (1998, p.152) afirma que o IAM écausado pela limitação do fluxo coronariano de tal magnitude e duração que resulta em necrose do músculo cardíaco.
A função cardíaca é de fornecer oxigênio, nutrientes e outras substâncias para os tecido, bem com remover os produtos residuais de metabolismo celular através da bomba cardíaca e do sistema vascular circulatório e através da integração com os outros sistemas.
Essa patologia égrave e acomete um elevado número de vítimas, tendo com característica principal a sua instalação súbita, colocando muitas vezes os pacientes em uma condição de morte eminente. Melo et al (2006) descreve em seu estudo sobre distribuição espacial da mortalidade por IAM no município do Rio de Janeiro, publicado no Caderno de Saúde Pública em junho de 2006 (p.22) que, só no ano de 2000, nestalocalidade, ocorreram cerca de 4.100 por esta causa.
O diagnóstico precoce de IAM é determinante para a evolução clínica do cliente adulto, permitindo a terapêutica adequada e um maior tempo para a implementação dos cuidados específicos ao cliente apresentado. Quanto à aplicação da assistência de enfermagem não é diferente. Acreditamos que ações efetivas do enfermeiro, baseadas na sistematização daassistência em enfermagem no primeiro atendimento aos clientes infartados – seja no serviço de triagem, seja durante sua permanência no setor de pronto atendimento – farão a diferença entre o dano reversível ou a seqüela, a vida e a morte.
Atualmente as unidades hospitalares públicas responsáveis pela assistência às urgências funcionam como porta de entrada do sistema de saúde, acolhendo desdepacientes de urgência propriamente dita e desgarrados da atenção primária, às urgências sociais. Tais demandas misturam-se nas unidades de urgência superlotando-as e comprometendo a qualidade da assistência prestada pela população. Esta realidade ainda é agravada por problemas organizacionais como a falta de triagem de risco o que determina o atendimento por ordem de chegada sem qualquer avaliaçãoprévia do caso, muitas vezes acarretando prejuízos o paciente e ao funcionamento da unidade.
Esta alta demanda associada aos problemas organizacionais causam um colapso nos unidades hospitalares públicas, refletindo em todos seus segmentos inclusive o setor de pronto atendimento, no qual um paciente com um quadro grave como no IAM, aguarda em média de 12 a 72 horas por uma transferência a um setor comum melhor suporte técnico e material.
A permanência prolongada do paciente com IAM à espera de uma transferência exige do enfermeiro do setor de pronto atendimento uma assistência diferenciada, devido sua condição de cliente crítico. A continuidade da assistência de enfermagem prestada a este tipo de clientela é obrigação do enfermeiro, devendo este profissional garantir uma assistência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Implementação de pesquisa de satisfação de clientes
  • Desenho e implementação da estratégia de relacionamento com o cliente
  • TCC Desenho e Implementação de Estratégia de Relacionamento com o Cliente
  • A necessidade da liderança eficaz para a implementação da qualidade nos serviços e atendimento ao cliente em...
  • SAE
  • SAE
  • SAE
  • sae

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!