Implementação da norma iso 17025 no centro de tecnologia e inovação - braskem

6398 palavras 26 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE QUÍMICA
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

Tassiani Poltronieri

IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 17025 NO CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - BRASKEM

Porto Alegre 2009

Tassiani Poltronieri

IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 17025 NO CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - BRASKEM

Relatório de Estágio, apresentado como requisito para graduação em Química Industrial pela Faculdade de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientador: Drª. Rosane Ligabue

Porto Alegre 2009 1

AGRADECIMENTOS Em primeiro lugar, agradeço a Deus por ter sido presente em minha vida até aqui, e por sua fidelidade, imensurável, em todas as minhas necessidades. Agradeço a PUCRS por toda a estrutura e qualidade de ensino, a Braskem pela oportunidade de estágio e crescimento não apenas profissional, mas também pessoal. A Professora Orientadora Rosane Ligabue, por todos os ensinamentos e por ter participado de um dos momentos de maior amadurecimento durante o período de faculdade. As minhas líderes na Braskem, Fernanda Cunha e Elaine Pinheiro, pela oportunidade de estagiar em uma das melhores empresas do ramo petroquímico, por dividirem o seu conhecimento e por acreditarem no meu trabalho e competência. Gostaria de agradecer aos meus familiares – minha mãe, meu padrasto, meu pai, meus avós, tios e irmãos – que me apoiaram, incentivaram e estiveram sempre ao meu lado em todos os momentos, mostrando-me o seu amor incondicional. E por último, porém não menos importante, a todos os meus amigos que souberam entender a minha ausência e que sempre estiveram ao meu lado, tanto em momentos difíceis, amenizando as situações, como em momentos de alegria, dividindo-as e tornando-as ainda mais significativas e memoráveis para mim. A todos vocês, o meu muito obrigado.

2

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado, realizado na Braskem, no

Relacionados

  • APLICAÇÃO DAS DIRETRIZES DA NBR ISO/IEC 17025:2005 NO SISTEMA DE POLIMERIZAÇÃO DE POLIPROPILENO EM BANCADA
    11173 palavras | 45 páginas
  • BRASKEN 1 ETAPA
    3745 palavras | 15 páginas
  • empreendedorismo
    67280 palavras | 270 páginas
  • marketing
    35652 palavras | 143 páginas