Impleementação de banco de dados

1879 palavras 8 páginas
1 - IMPLEMENTAÇÃO DE BASES DE DADOS

A última etapa de construção de uma base de dados é a etapa de construção do modelo físico, ou seja, a determinação da forma de armazenamento das informações pelo banco de dados. É nesta etapa que são definidos por completo todos os atributos das tabelas, o tipo e o tamanho de cada campo, os índices, as chaves primárias, estrangeiras e as restrições. A figura abaixo apresenta um modelo já com várias informações sobre a estrutura física do banco de dados.

Na figura anterior, pode-se já identificar o nome dos campos das tabelas, o tipo e tamanho dos campos, índices de chave primária e índices de chave estrangeira. Mas existem ainda algumas questões com relação à modelagem física que não podem ser esclarecidas através do modelo, as quais veremos a seguir.

Restrições (constraints)

Restrição do tipo default: A restrição do tipo default pode ser aplicada sobre cada atributo de uma tabela e define um valor padrão para o atributo, caso não seja informado um valor. Por exemplo, pode-se definir que o valor padrão para o atributo horas da tabela Projeto_has_Funcionário do esquema anterior é o valor 4. Assim, caso nada seja informado para o valor deste atributo na inserção de um registro na tabela, o valor do campo será igual a 4.

Restrição do tipo not null: A restrição do tipo not null pode ser aplicada sobre cada atributo de uma tabela e determina quais atributos não podem ter valores iguais a null, ou seja, para qualquer registro ou linha da tabela deve existir um valor para o atributo que possui esta restrição. Por padrão, todos os atributos que são chave primária automaticamente possuem a restrição not null. Essa restrição poderia ser aplicada também em outros atributos das tabelas do modelo anterior, como o atributo nome da tabela Funcionário.

Restrição de valor de conteúdo (check): A restrição do tipo check pode ser aplicada sobre cada atributo de uma tabela e

Relacionados