Implantação de uma lavoura de café

Páginas: 29 (7185 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2013
Dentre as culturas economicamente importantes para o agronegócio mundial o cafeeiro ocupa lugar de destaque no mundo globalizado. Originário da Etiópia, pertencente à classe Angiosperma, subclasse Dicotiledônea, pertence à família das Rubiáceas e ao gênero Coffea que reúne diversas espécies, sendo Coffea arabica (café arábica) e Coffea canephora (café robusta) as de maior interesse econômico eque representam, praticamente, 100% de todo o café comercializado, sendo que o arábica contribui com cerca de 70% da produção mundial e o robusta com 30%.
Por ser uma planta perene e de clima tropical logo se disseminou pelo mundo, não demorando a chegar ao Brasil, pois o país atendia todas as necessidades exigidas para a sua adaptação e alta produção. Tem porte arbustivo ou arbóreo, com caulelenhoso, lignificado, reto e quase obtendo a forma cilíndrica.
As primeiras plantações de café formaram-se a partir de poucas plantas introduzidas, constituindo material muito uniforme e de pouca variabilidade genética. Durante quase 70 anos de pesquisas com genética e melhoramento do cafeeiro, o Instituto Agronômico desenvolveu dezenas de cultivares de café e acumulou extenso conhecimento sobresuas características e comportamento nas diversas regiões brasileiras. Avalia-se, hoje, que mais de 90% dos estimados 4 bilhões de cafeeiros, cultivados no Brasil, sejam provenientes desses trabalhos.
Houve, sempre, destaque especial para o desenvolvimento de material de alta produtividade e rusticidade, que fosse adaptado às mais diversas condições edafoclimáticas e se destacasse pelascaracterísticas específicas, resultando em múltiplas opções para as variadas situações da cafeicultura nacional (FAZUOLI, 1999).
O café é uma importante fonte de renda para a economia brasileira, pela sua participação na receita cambial, pela transferência de renda aos outros setores da economia, pela contribuição à formação de capital no setor agrícola do país, além da expressiva capacidade de absorção demão-de-obra (Embrapa/café).
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima que a produção de café no país deve ficar entre 40,43 a 43,58 milhões de sacas na safra que se inicia. Comparando-se à safra 2005/2006, que fechou em 32,94 milhões de sacas, o resultado apresenta um aumento entre 7,49 a 10,64 mil sacas amais, ou um crescimento entre 22,7 a 32,3%. Isso se deve às condições climáticas favoráveis, à melhoria dos tratos culturais, podas, desbrotas e ao controle fitossanitário, impulsionado pela melhoria dos preços de mercado.
Atualmente o Brasil é o maior produtor, responsável por cerca de 35%, sendo seguido pela Colômbia, México e Guatemala (café arábica, o Coffea arabica); e Indonésia, Vietnã,Costa do Marfim, Índia, Uganda e Etiópia onde predomina o plantio do café robusta (Coffea canephora). É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.
As áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A região Nordeste também tem plantações na Bahia, e da região Nortepode-se destacar Rondônia.
A cafeicultura na Bahia surgiu a partir da década de 1970 e teve uma grande influência no desenvolvimento econômico de alguns municípios. Há atualmente três regiões produtoras consolidadas: a do Planalto, mais tradicional produtora de café arábica; a Região Oeste, também produtora de café arábica, sendo uma região de cerrado com irrigação e a Litorânea, com plantiospredominantes do café robusta (variedade Conillon). Na Região Oeste, um número expressivo de empresas utilizando alta tecnologia para café irrigado vem se instalando, contribuindo, assim, para a expansão da produção em áreas não tradicionais de cultivo e consolidando a posição do Estado como o quinto maior produtor com, aproximadamente, 5% da produção nacional. As regiões produtoras de café na Bahia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CUSTOS NA IMPLANTAÇÃO DA LAVOURA DE CAFÉ
  • Uso de agrotóxicos nas lavouras de café
  • Implantação de lavoura de algodão
  • Estudo da viabilidade de implantação de pequenas unidades de torrefação de café
  • Conscientização do uso de agrotóxico nas lavouras de café de são mateus/es
  • Lavoura
  • Lavoura
  • Lavoura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!