IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

2380 palavras 10 páginas
ENGENHARIA CIVIL

FELIPE DUARTE
MARCELA DUNCE TAVARES
LUMA DE OLIVEIRA
PAULA SOARES

IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR.

Salvador
2015
FELIPE DUARTE
MARCELA DUNCE TAVARES
LUMA DE OLIVEIRA
PAULA SOARES

IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR.

Trabalho solicitado pelo professor da disciplina Técnicas Construtivas que irá servir como complemento para a nota da primeira avaliação do semestre 2015.1.

Salvador
2015
1. Introdução
A construção civil é determinante para o desenvolvimento sustentado da economia brasileira, porém é uma das principais responsáveis pelos impactos ambientais. E o desenvolvimento sustentável, a base de responsabilidade ambiental em conjunto com a tecnologia, é um dos objetivos a ser alcançado, porém ainda é algo distante.
Os impactos que são causados pela construção civil no ambiente são, em quase sua totalidade, oriundos tanto das demolições quanto das etapas de construção, principalmente se tratando de perdas de materiais por desperdícios, que geram os famosos resíduos construtivos como também causa interferências nas vizinhanças da obra.
É de grande importância a administração correta desses resíduos que são gerados nos canteiros de obra, tanto pela quantidade e impactos que causam, como também gastos desnecessários, e muitas vezes podem oferecer riscos aos trabalhadores e terceiros. Devido às ocorrências e consequências, o tema vem sendo estudado para que soluções sejam desenvolvidas, tais criação e implantação de novas tecnologias como a construção à ceco, argamassas com menos liberação de CO2, redução da produção de resíduos em obras, gerenciamento correto destes, possibilitando a reciclagem e reaproveitamento de certo materiais, incluindo também a organização do próprio canteiro, administrando uma logística ideal e um local apropriado visando a segurança dos transeuntes no local.
2.

Relacionados

  • eletricidade
    35076 palavras | 141 páginas