Implantação da produção mais limpa no setor de sucos cítricos

Páginas: 25 (6227 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
I NSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ÀREA DE ENSINO DE QUIMICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto de Pesquisa

Cuiabá-MT

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................3
1.2 OBJETIVOS 4
1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
1.4 DELIMITAÇÃO DOESTUDO 5
1.5 RELEVANCIA DO TEMA E DO PROBLEMA A SER INVESTIGADO 5
2. MARCO TEÓRICO- CONCEITUAL 5
3. METODOLOGIA 6
3.1 TIPO DE PESQUISA 6
4. ASPECTOS OPERACIONAIS 7
4.1. OBTENÇÃO DE SUCO DE LARANJA CONCENTRADO 7
4.2. OBTENÇÃO DE SUB-PRODUTOS 12
4.3. UTILIDADES E OPERAÇÕES AUXILIARES 14
4.4. PRINCIPAIS ASPECTOS AMBIENTAIS 16
4.5 MEDIDAS DE PRODUÇÃO MAISLIMPA..................................................18
5. BIBLIOGRAFIA 25

Implantação da Produção Mais Limpa no setor de Sucos Cítricos

1. INTRODUÇÃO

Há um tempo as pessoas não importavam-se com as questões ambientais. As empresas geravam resíduos que eram despejados na água, no ar ou no solo, descontroladamente. Devido o crescimento e a diversificação das atividades produtivas e o conseqüente aumento dageração de resíduos, os órgãos ambientais responsáveis pela qualidade do meio ambiente, passaram a solicitar das empresas o licenciamento ambiental, bem como o Há um tempo as pessoas não importavam-se com as questões ambientais. As empresas geravam resíduos que eram despejados na água, no ar ou no solo, descontroladamente. Devido o crescimento e a diversificação das atividades produtivas e o conseqüenteaumento da geração de resíduos, os órgãos ambientais responsáveis pela qualidade do meio ambiente, passaram a solicitar das empresas o licenciamento ambiental, bem como o controle e tratamento de suas emissões atmosféricas, resíduos sólidos e águas servidas (efluentes líquidos)
Nos últimos anos, no entanto, uma outra forma de atuação tem se delineado, principalmente como resposta às mudanças naprópria sociedade. A percepção e o reconhecimento da importância da questão ambiental por parte das indústrias têm levado à incorporação de práticas da Produção mais Limpa (P+ L) como uma forma de enfim congregar vantagens econômicas com benefícios ambientais. As empresas têm percebido que a Produção mais Limpa significa, no fundo, a inclusão da variável ambiental nas ações de melhoria das operações,e atuando desta forma sobre seus processos produtivos, muitas delas já reduziram seus resíduos na fonte, obtendo ainda minimização de seus custos de produção. Esta vantagem das medidas de Produção mais Limpa destaca-se ainda mais se contrastada com o alto custo operacional do tratamento e da gestão dos resíduos gerados pelas empresas, o que mostra claramente que esta é uma ferramenta deinteressante utilização prática. Produzir mais e crescer significava gerar mais resíduos e gastar mais para tratá-los ou dispô-los adequadamente. Entretanto, ainda são muitas as dúvidas na hora de adotar a Produção mais Limpa no cotidiano das empresas. De que forma ela pode ser efetivamente aplicada nos processos e na produção? Como integrá-la ao dia-a-dia dos colaboradores? Que vantagens e benefíciostrazem para a empresa? Como uma empresa de pequeno porte pode trabalhar à luz de um conceito que, à primeira vista, parece tão sofisticado ou dependente de tecnologias caras?

2.2 OBJETIVOS

O Conceito de Produção Mais Limpa (P+L) pode ser resumido como uma série de estratégias, práticas e condutas econômicas, ambientais e técnicas, que evitam ou reduzem a emissão de poluentes no meio ambientepor meio de ações preventivas, ou seja, evitando a geração de poluentes ou criando alternativas para que estes sejam reutilizados ou reciclados.
Serão mostrados alguns exemplos de procedimentos de P+L aplicáveis à produção: uso racional da água com técnicas de economia e reuso; técnicas e equipamentos para a economia de energia elétrica; utilização de matérias-primas menos tóxicas, reciclagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Implantação de um programa de Produção Mais Limpa
  • Tecnologias limpas aplicadas a produção de suco de maracujá
  • RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA Modelo simplificado
  • Produção mais limpa: uma abordagem no setor de fundição paranaense
  • Estudo sobre a implantação da produção mais limpa em uma empresa do setor de plástico reforçado com fibra de...
  • Processo Produtivo de Sucos Citrícos
  • determinaçao do teor de acido citrico nos sucos de frutas citricos
  • Produção mais limpa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!