Implantação da metodologia masp

Páginas: 10 (2436 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Em toda organização, existem ações e tarefas que são utilizadas para que se alcance um determinado objetivo, o conjunto destas ações e tarefas pode ser conhecido como processo. Para Campos (1992) a empresa é um grande processo, que por sua vez, é composto por vários outros subprocessos, que alinhados junto à estratégia auxiliam a organização a chegar ao caminho desejado. O conceito de processopode ser entendido como sendo:

“um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos da empresa”. (OLIVEIRA, 2006, p.8).

Conforme se pode analisar o relato acima, a empresa é composta de vários processos, que trabalham de formalógica, as entradas (inputs) para se obter as saídas (outputs). Contudo, é necessário criar formas de controlar tais processos para que o resultado final seja sempre o ideal. Para campos (1992) o primeiro passo para se controlar um processo, é se obter a compreensão da relação de causa e efeito, pois para o autor enquanto houver causas e efeitos existirá processos a serem trabalhados.
A organizaçãonecessita encontrar formas para gerenciar a cadeia de processos, pois de acordo com Campos (1992) um mesmo processo pode ter resultados (efeitos) diferentes, e para se controlar esses efeitos, é necessário medir e avaliar os impactos dos mesmos dentro do processo. Para o autor, a melhor forma de se controlar o processo, é através dos itens de controle que são considerados como sendo “índicesnuméricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a qualidade total.” (Campos, 1992, p.19).
Os processos organizacionais precisam ser trabalhados continuamente, ate que se minimize a relação de causa e efeito dos processos gargalos. Através disso, Correa e Correa 2011, p.186 apud Deming compartilha a ideia acima afirmando que é necessário “identificar e reduzir as causas de variaçõesnos processos”. Uma forma de se reduzir as variações nos processos organizacionais de forma continua, foi criada por Shewhart e Deming e chama-se PDCA, as iniciais deste método são: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e Act (Agir). Este método é considerado um meio de se obter o controle da qualidade, pois a implantação destas quatro etapas produz grandes melhorias no processo gargalo.Figura 1: Ciclo do PDCA
Fonte: Site O Aprendiz (2012)

Para que a organização alcance o sucesso desejado, torna-se necessário, obter melhorias continuas em seus processos, pois “melhorar significativamente um processo significar melhorar continuamente seus padrões” (Campos, 1992, p.31). Melhorar continuamente os padrões por sua vez, significa aumentar a qualidade total dosprocessos empresariais.


2.2 Qualidade Total


Qualidade hoje é um item primordial para as organizações, pois em um cenário cada vez mais competitivo as organizações precisam encontrar formas e ferramentas que as ajudem a ter uma vantagem competitiva em relação a suas concorrentes. Para (Campos, 1998. P.11), “o objetivo principal de uma empresa (sua satisfação através da satisfação daspessoas) pode ser atingida pela pratica do Controle de Qualidade Total.”.
O controle da Qualidade Total foi desenvolvido pelo engenheiro Armand Feigenbaum em 1951 no Japão logo após a segunda Guerra Mundial. Este sistema é conhecido pela sigla TQC que em inglês significa Total Quality Control. Este sistema pode ser definido como sendo:
“um sistema efetivo para integrar os esforços dos vários gruposdentro da organização, no desenvolvimento da qualidade, na manutenção da qualidade e no melhoramento da qualidade, de maneira que habilite marketing, engenharia, produção e serviço com os melhores níveis econômicos que permitam a completa satisfação do cliente.”. (Correa e Correa 2011, p.189).

Ao analisar o significado do Controle da Qualidade Total apresentado pelo autor acima, pode-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferramentas metodologia MASP
  • IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIA PARA SUPORTE
  • Sistemas de informação e metodologias de implantação
  • Metodologia de implantação da coleta seletiva
  • Metodologia de implantação de sistemas
  • Metodologia de Implantação de Software
  • Masp
  • Masp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!