Implantação do comceito de sustentabilidade

860 palavras 4 páginas
As mudanças de liderança exigidas pela sustentabilidade

O texto apresenta uma série de iniciativas e suas fases distintas, que um líder necessita para implantar um projeto de sustentabilidade em sua organização, e aborda as diferentes capacidades e competências necessárias.
O autor defende ainda que a sustentabilidade é diferente de outros projetos dentro da organização, porque é visto como um Valor Fundamental, e apresenta três diferenças básicas de outras iniciativas:
1º - A sustentabilidade é uma realidade operacional e não apenas uma percepção do público. È inútil e perigoso tentar passar ao mercado uma imagem sustentável maior do que suas reais ações (não se trata de marketing)

2º No início, a definição de sustentabilidade não é muito clara, e é necessário haver cortes de custos e expansão de segmentos alvo.
3º Implementação de novos conceitos como a reorganização de produtos por área geográfica por si só já tem maior resultado na estratégia de sustentabilidade .
Para uma estratégia de sustentabilidade obter resultados faz-se necessária uma profunda mudança, tanto operacional e organizacional como cultural, e também uma combinação de competências no momento certo de cada fase distinta, e a definição do papel de liderança dos envolvidos.
Num primeiro momento, em uma empresa ainda despreparada para a questão, o primeiro objetivo é defender, de forma clara a mudança a ser feita, apresentando as oportunidades decorrentes do processo, sendo o líder capaz de influenciar os outros no decorrer da transição para a conscientização de VALOR, criando uma idéia poderosa que permeia toda a organização.
Essa fase pode ser chamada de FASE 1. No inicio , mesmo a organização já estando inconscientemente reativa à idéia, cada elemento pode não estar totalmente envolvido, tanto com as ameaças, como com as oportunidades da mesma, o que muitas vezes só ocorre em razão de alguma ação de regulação iminente ou mesmo a ocorrência de um desastre ambiental de grande

Relacionados

  • Aula 2 SGAC 2015
    1178 palavras | 5 páginas
  • DissertacaoSilvanaBrito
    34438 palavras | 138 páginas
  • Do censo 2010 do ibge como fonte de informação para a implementação de políticas públicas
    10420 palavras | 42 páginas