Impermiabilização rígida

1460 palavras 6 páginas
1.Impermeabilização Rígida

A NBR 9575/2003 denomina impermeabilização rígida como um conjunto de materiais aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração. Este tipo de impermeabilizante não trabalha junto com a estrutura, o que leva a exclusão de áreas expostas a grandes variações de temperatura.
Exemplos de aplicação:

• Carga estrutural estabilizada: poço de elevador, reservatório inferior de água;

• Áreas não expostas ao sol: banheiro, cozinha, área de serviço;

• Condições de temperatura constante: subsolos, pequenos terraços, varandas.

1.1-Tipos de impermeabilizantes rígidos
1.1.1Aditivo hidrófugo-
São aditivos impermeabilizantes de pega normal, que reage com o cimento durante o processo de hidratação. Tais aditivos têm em sua formação sais metálicos e silicatos. Os aditivos hidrófugos proporcionam redução da permeabilidade e absorção capilar, através do preenhimento de vazios nos capilares na pasta de cimento hidratado. Isto torna concretos e argamassas impermeáveis à penetração de água e umidade.
A principal vantagem desse sistema é a facil aplicação no lugar requerido. Contudo o aditivo hidrófugo não pode ser utilizado em movimentos estruturais porque estes estariam sujeitos a formação de trincas e fissuras. Este aditivo também não é indicado para lugares expostos ao sol pois assim podem sofrer algum tipo de dilatação no substrato. Então, para melhorar sua utilização, esse sistema deve ser aplicado em conjunto com outro sistema impermeabilizane, assim garantindo a estanqueidade, já que o sistema é suscetível a movimentações dos elementos.
O aditivo deve ser dissolvido na água de amassamento que vai ser utilizada. A aplicação da argamassa aditivada deve ser feita em duas ou três camdas de aproximadamente 1 cm de espessura, sendo desempenado na última camada, cuidando, assim, para não ter alisamento com desempenadeira de aço ou colher de pedreiro.

1.1.2Cristalizantes-
Os cimentos cristalizantes são impermeabilizantes

Relacionados