IMPERMEABILIZAÇÃO

Páginas: 16 (3925 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2015



INTRODUÇÃO

Um dos grandes problemas na construção civil são os chamados “vícios de construção”. São assim chamadas as falhas, quando da execução do serviço, que não foram previstas ou detectadas pelo engenheiro. Um dos problemas mais comuns são aquelas cuja ocorrência se dá com a presença da água.
O concreto e as argamassas utilizadas nos revestimentos possuem poros, trincas e pequenasfissuras, na maioria das vezes imperceptíveis, mas que, com a presença da água, seja por capilaridade ou percolação, acabam dando origem a pontos de umidade ou até mesmo vazamentos. A solução para esses problemas é sempre de difícil execução e, claro bem dispendiosa.
A fim de prevenir-se da ocorrência de tais problemas, devemos realizar um trabalho que nos possibilite evitar o contato da água com aconstrução. A esse trabalho dá-se o nome de impermeabilização, normalmente executada em áreas molhadas (banheiros, cozinhas, áreas de serviço), lajes de cobertura, caixas d`água de concreto armado, poços de elevadores, terraços, floreiras e piscinas, etc.
Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas que surgem quando o assunto em questão é“impermeabilização”, serão mostrados os diversos tipos de matérias que são usados, para a realização dos mesmos, e posteriormente será dado uma breve explicação da maneira como é dado aplicação dos mesmos em determinados locais.





1 IMPERMEABILIZAÇÃO

Impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas quepodem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

2 NA HISTÓRIA

Segundo os estudiosos, a obra de impermeabilização mais eficiente de que se conhece, com o mínimo de consumo de material, são as colmeias feitas pelas abelhas que conseguem impermeabilizar grandes áreas utilizando apenas pequena quantidade de material.
O petróleo e derivados como o asfalto e o betume são conhecidos pelohomem há pelo menos seis mil anos. Segundo Heródoto, na construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, Nabucodonosor utilizou betume como impermeabilizante e material de liga (século V a.c.). O petróleo era usado pelos egípcios para embalsamar mortos ilustres e como elemento de liga de suas pirâmides. Gregos e romanos utilizavam-no para a confecção de armas, enquanto índios das Américas do Norte edo Sul – muitos anos antes da chegada de portugueses, ingleses e espanhóis – serviam-se do petróleo e de seus derivados naturais para pavimentar estradas do império inca.
Figura 2.1 – Replica da arca de Noé
O primeiro processo de impermeabilização da história foi descrito na Bíblia. Versículos do Antigo Testamento informam que a Torre de Babel e a Arca de Noé foram impermeabilizadas com asfalto.Entre os construtores das caravelas de Pedro Álvares Cabral havia uma turma de especialistas (calafates) em impermeabilizar as juntas das madeiras com betume, abreu, pez, resina e alcatrão.

3 Conhecendo os impermeabilizantes

A vida útil de uma construção é diretamente influenciada pela presença dos sistemas de impermeabilização, que protegem as estruturas contra a ação nociva da água. Eles cumprema função de formar uma barreira física que contém a propagação da umidade e evitam infiltrações. Consequentemente, previnem também o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e corrosão de armaduras.
Os impermeabilizantes são usados em praticamente todas as partes da construção, como fundações, subsolos, áreas molháveis, lajes, piscinas, reservatórios,paredes de contenção. As soluções disponíveis no mercado são variadas. Os fabricantes estão presentes em todo o Brasil, e seus catálogos técnicos contêm dezenas de produtos para atender a diferentes necessidades na construção.
De maneira geral, é possível dividir esses materiais em dois grupos: rígidos e flexíveis.


RÍGIDAS
FLEXÍVEIS
Aplicações Indicadas
Sua aplicação é recomendada para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impermeabilização
  • Impermeabilização
  • impermeabilização
  • impermeabilizaçao
  • Impermeabilização
  • Impermeabilização
  • Impermeabilização
  • Impermeabilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!