Impermeabilização

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
TÉC. INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES – 4º ano





­­





IMPERMEABILIZAÇÃO


BRUNA OLIVEIRA MENDONÇA
ISABELLA MAGALHÃES VALADARES
NATÁLIA BRAGA NOGUEIRA










FORMOSA-GO, SETEMBRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
A técnica de impermeabilização tem por objetivo preservar um imóvel contra a ação da água, pois é sabido que a água infiltrada afeta oconcreto, armaduras, revestimentos e pode favorecer a ação de fungos e mofo nos ambientes úmidos. As primeiras tentativas de prolongar a vida útil dos imóveis no Brasil foram feitas utilizando óleo de baleira acrescentados a argamassa. Em 1975 criou-se a primeira norma brasileira de impermeabilização e o IBI – Instituto brasileiro de Impermeabilização. Acredita-se que tais criações foram impulsionadaspela obra do metrô de São Paulo em 1968.
A água, sem dúvida, pode ser uma vilã para edificação. Por isso algumas técnicas para detê-la - ou controla-la - são utilizadas e estudadas na construção. A execução de um projeto de impermeabilização é a forma ideal para garantir a eficiência das técnicas aplicadas para os diferentes ambientes, bem como as diferentes intensidades de água que elesreceberão (ex. terraço, banheiro, varanda, laje, etc.). O objetivo do projeto é descrever as informações dos matérias a serem utilizados, orientar o processo de aplicação e apontar as áreas que necessitarão de impermeabilização.
Podemos citar algumas fontes de umidade que afetam diretamente uma edificação. Entre elas:
Umidade do solo: é variável e altamente necessária para indicar as condições hídricasdo local. Para se obter medições mais precisas são necessárias sondas de qualidade
Umidade Atmosférica: a quantidade de vapor na atmosfera é dependente de fatores como vegetação e hidrografia.
Umidade de obras vizinhas: as altas pressões da agua podem influenciar no subsolo, muros de contenção e nos solos pouco permeáveis. Para drenar a água, se necessário, utiliza-se drenos ou tubosplásticos. A impermeabilização da estrutura é feita com argamassa impermeabilizante resistente a compressão.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação dos impermeabilizantes se dá em rígidos e flexíveis.
Rígidos são empregados em estruturas sujeitas a pequenas variações térmicas, isto é, aquelas que sofrem pouca dilatação, como piscinas enterradas, galerias enterradas.
Flexíveis são empregados em estruturassujeitas a grandes cargas dinâmicas, vibrações e variações térmicas, como jardim suspenso, terraços.
A impermeabilização rígida pode ser por cristalização, a por argamassa impermeável com aditivo hidrófugo e por argamassa polimérica.
A impermeabilização cristalizante é executada à base de cimentos especiais e aditivos minerais, que possuem a propriedade de penetração osmótica nos capilares daestrutura, formando um gel que se cristaliza, incorporando ao concreto compostos de cálcio estáveis e insolúveis. Normalmente se aplica como pintura, com rolo e uma camada fina. O sistema é utilizado em todas as áreas sujeitas à infiltração por lençol freático e infiltrações de contrapressão.
A impermeabilização por argamassa impermeável com aditivo hidrófugo, aditivos hidrófugos são aditivosimpermeabilizantes de pega normal, que reage com o cimento no processo de hidratação. Os aditivos tornam os concretos e argamassas impermeáveis à penetração de água e umidade. Esse tipo de impermeabilização não é indicado para locais com exposição ao sol que possa ocorrer algum tipo de dilatação no substrato.
A impermeabilização com argamassa polimérica é realizada com materiais compostos por cimentosespeciais e látex de polímeros aplicados sob a forma de pintura, formando uma película impermeável. Possui excelente aderência e garante a impermeabilização para pressões d’água positivas e/ou negativas.
A impermeabilização flexível pode ser por membranas asfálticas, por membrana de polímero modificado com cimento, por membrana acrílica e por mantas asfálticas.
A impermeabilização por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impermeabilização
  • impermeabilização
  • impermeabilizaçao
  • IMPERMEABILIZAÇÃO
  • Impermeabilização
  • Impermeabilização
  • Impermeabilização
  • Impermeabilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!