Impermeabilitação

3773 palavras 16 páginas
INDICE

INTRODUÇÃO 2

IMPERMEABILIZAÇÃO EM PAREDES COM CAPILARIDADE 3

IMPERMEABILIZAÇÃO EM LAJES COBERTAS 5

IMPERMEABILIZAÇÃO EM FACHADAS 10

IMPERMEABILIZAÇÃO EM ÁREAS ÚMIDAS 13

IMPERMEABILIZAÇÃO EM PISCINAS E REVESTIMENTOS 17

CONCLUSÃO 19

BIBLIOGRAFIA 20

INTRODUÇÃO

Impermeabilização é um procedimento técnico para proteger as construções contra a infiltração da água, que é a principal causadora de muitas patologias que aparecem nas edificações ao longo de seu uso, causando transtornos a saúde de seus usuários.
O processo de impermeabilização deve iniciar do alicerce até a cobertura utilizando produtos especializados, agregados ao concreto e a argamassa. Uma mão de obra especializada também confere a qualidade da execução.

IMPERMEABILIZAÇÃO EM PAREDES COM CAPILARIDADE

A umidade ascendente é uma das patologias mais comuns nas edificações e é causada pela umidade proveniente do solo, que danifica os rodapés das paredes quando a estrutura apresenta os seguintes problemas: falta de impermeabilização na fundação ou utilização inadequada do sistema impermeabilizante, aliada a presença de umidade no solo.
O fenômeno da capilaridade consiste na água que sobe pela parede através de pequenos canais que existem nos materiais constituintes da parede como o concreto, argamassas e alvenaria. Dependendo de vários fatores como quantidade de água presente no solo, diâmetro dos capilares, entre outros, a umidade pode atingir facilmente 1,50 m do chão. Desta forma quando a água atinge a alvenaria ela atua atrás da tinta criando bolhas e deteriorando o reboco.

MODO DE PREVENÇÃO
A impermeabilização começa com seus processos na fundação, cobrindo com argamassa rígida sobre os tijolos da sapata corrida ou sobre o baldrame.
PROCESSO
Argamassa de cimento e areia no traço de 1:3 + aditivo:
- 1 lata de cimento (25kg)
- 3 latas de areia
- 1 L de VEDACIT

Ápos a cura da argamassa impermeável a superfície é

Relacionados

  • Patologias em edifícios
    24671 palavras | 99 páginas