Imperialismo

Páginas: 14 (3475 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Expansão do Imperialismo


Introdução
O Imperialismo do século XIX foi uma política de expansão e domínio territorial, cultural, econômico e político de nações capitalistas que vivenciavam a segunda revolução industrial. Está política deve ser entendida também como impositora de novas formas de colonização – daí a expressão neocolonialismo – que foi além do colonialismo praticado dosséculos XV a XVIII, época do Antigo regime.
“Essa expansão deu inicio a chamada fase imperialista do capitalismo, da qual participaria a maioria das nações industrializadas. Uma das formas adotadas pelo imperialismo nessa expansão foi a partilha da áfrica e da Ásia, a criação de áreas de influencia em diversas regiões do planeta e a formação de novos impérios coloniais. A essa forma especifica dedominação imperialista se deu o nome de neocolonialismo”.*



















* (PAZZINATO, Alceu L. & SENISE, Maria Helena V. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 2002, p. 226)
Segunda Revolução Industrial

O processo conhecido como "Segunda Revolução Industrial" consistiu de uma série de avanços tecnológicos, sobretudo na Europa, nos Estados Unidos e noJapão, que revolucionaram a maneira de viver, se organizar e se relacionar dessas sociedades, e que eventualmente se espalhou para outros lugares tornando-se assim um fenômeno global.
Inovações Técnico-Científicas
Considera-se que o verdadeiro início da Segunda Revolução Industrial deu-se com a invenção do "processo de Bessemer" em 1855, técnica que permitia a produção maciça de aço a partir dochamado “ferro gusa”, um subproduto do minério de ferro agregado de carbono, reduzindo as fases até então necessárias de remoção de impurezas. Isso resultou num aço de melhor qualidade, e quase oito vezes mais barato. Nesta época também se expandiu o uso de máquinas de precisão para a manufatura de componentes, resultando em componentes uniformes, e portanto, que poderiam ser vendidos avulsos parafácil manutenção.
A indústria do petróleo foi inaugurada nos Estados Unidos em 1859, cujo maior produto era o querosene, que revolucionou a iluminação pública, anteriormente muito precária e baseada em recursos relativamente escassos. Lâmpadas a arco voltaico também começaram a ver uso corrente a partir de finais dos anos 1870, sobretudo com a invenção da lâmpada de Yablochkov pelo russo de mesmonome em 1876. A produção em massa de aço também possibilitou uma revolução no sistema ferroviário, reduzindo em muito os custos de transporte e manutenção substituindo os componentes de ferro pelo aço mais barato e resistente.
A turbina a vapor, inventada por Charles Parsons em 1884, também revolucionou os transportes, permitindo uma mesma potência com uma redução de mais de 90% no tamanho emrelação aos velhos motores à vapor. Surgia também o motor a combustão interna, desde os primeiros modelos do inventor alemão Nikolaus Otto em 1862 até a patente do eficiente motor de quatro cilindros por Karl Benz em 1886. Em 1876 também foi patenteado o telefone, e em 1886, a máquina de tabulação foi inventada pelo teuto-americano Herman Hollerith para o censo populacional norte-americano de 1890,tornando-se o precursor do moderno computador.
Fordismo, Taylorismo e a Linha de Montagem
Com a fundação da Ford Motor Company por Henry Ford nos Estados Unidos em 1903, popularizou-se um novo tipo de modelo produtivo: O Fordismo, que consistia em linhas de montagem mecanizadas, de modo a produzirem componentes padronizados em massa, que resultassem em um produto (no caso o automóvel) barato,de qualidade consistente, e que pudesse ser comprado pelos próprios trabalhadores a um custo razoável.
Concomitantemente com o Fordismo introduziu-se na Europa o Taylorismo, outro modelo produtivo similar, mas que colocava sua ênfase no estudo dos movimentos e rotinas humanas, de modo a estabelecer técnicas manuais precisas e repetitivas, juntamente com horários regulados com exatidão para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • Imperialismo
  • O imperialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!