Imperialismo, primeira guerra mundial revlução russa

1526 palavras 7 páginas
Imperialismo, Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa.

Imperialismo
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. O imperialismo europeu da Era Moderna é caracterizado pela expansão colonialista sobre territórios de ultramar. Os sistemas imperialistas foram estruturados, segundo a doutrina do mercantilismo: cada metrópole buscava controlar o comércio de suas colônias para monopolizar os benefícios conseguidos. Nessa busca desenfreada por novos mercados consumidores de industrializados, pelo fornecimento de matérias-primas e de combustíveis, e por locais para novos investimentos é que as potências europeias passam a conquistar novas colônias na África, Ásia e Oceania. O Neocolonialismo, portanto, é o terceiro componente do Imperialismo, ou seja, um desdobramento da evolução do capitalismo contemporâneo.
Toda essa ação mais agressiva do capitalismo começou a acontecer na Segunda Revolução Industrial (1850-1945), época em que foram desenvolvidos os motores elétricos e à explosão, a siderurgia do aço, os barcos movidos a hélice, os sistemas ferroviários e rodoviários, o telégrafo, o telefone, o automóvel, o avião etc.

Disputas imperialistas
No inicio do século XX, havia enorme tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências europeias, principalmente entre a Alemanha, Inglaterra e França. Essa tensão resultava de disputas territoriais e por mercados, tanto na Europa quanto fora dela, para manter ou ampliar os domínios desses países.
Desde a segunda metade do século XIX, com a expansão do capitalismo financeiro e monopolista, os empresários buscavam novos mercados para seus produtos. Isso levou os governos dos países industrializados europeus a disputar colônias na áfrica e na Ásia. Ao mesmo tempo, o governo de cada país

Relacionados