Imperialismo cultural ou novo imperialismo

Páginas: 2 (438 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
O imperialismo Cultural ou novo imperialismo.

Os direitos humanos foram criados com o intuito de serem universais, não obstante a existência dosvários ordenamentos jurídicos. Contudo, há alguns países que sobrepõe a sua respectiva cultura aos direitos humanos, como no caso de mais de trinta nações africanas, onde ser homossexual é crime eprincipalmente passível de pena de morte. Mas por que isto acontece? Quais são as consequências da abstenção dos direitos humanos? Esta abstenção é certa?
É necessário compreender que existe umamaior aceitação dos direitos humanos na civilização ocidental, muito por que foi esta a criadora de tais direitos. Para a comunidade oriental, os direitos humanos não expressam mais do que umetnocentrismo, uma vez que estes povos não participaram de sua criação e declaração em 1948 e ainda assim sofrem pressão para serem adeptos dos mesmos.
Entretanto, as normas de cada constituição vigentesão expressões da cultura de um povo. Não é legítima a adesão dos direitos humanos pelos povos orientais por que eles não reconhecem sua cultura na criação dessas normas, não havendo eficácia e muitomenos eficiência na lei, de vez que até os dias atuais no oriente homens são mortos por serem homossexuais. Portanto por mais que exista uma segurança ao direito a vida, a dignidade humana e que sejaconsiderado “absurdo” o desrespeito a esses preceitos, deve-se haver uma postura relativista quanto à atitude dos orientais em situações com a acima citada (pena de morte para homossexuais). Auniversalidade dos direitos humanos é, pois uma criação ocidental e tem um caráter imputador exigindo uma assimilação daqueles que não o entendem ou entendem pouco.
Sobre isto o então ministro dasrelações exteriores de Singapura em 1993 na conferência de Viena se manifesta: "O reconhecimento universal do ideal dos direitos humanos pode ser nefasto se a universalidade é utilizada para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imperialismo cultural
  • IMPERIALISMO CULTURAL
  • o novo imperialismo
  • O novo imperialismo
  • novo imperialismo
  • IMPERIALISMO CULTURAL EM PETRAS
  • Neoimperialismo ou Imperialismo de novo?
  • IMPERIALISMO CULTURAL: CINDERELA E OS IDEAIS DE FEMINILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!