Imperalismo / Guerra dos Bôares

3456 palavras 14 páginas
Primeira Guerra dos Bôeres
A Primeira Guerra dos Bôeres foi o conflito entre a Inglaterra e os colonos de origem neerlandesa, francesa e alemã (chamados de Boers, Afrikaners ou Voortrekkers) na África do Sul, entre os anos de 1880 e 1881.
O desencadear da guerra ocorreu devido à anexação por parte da Inglaterra, do território da República do Transvaal, em 1877. As forças boers não aceitaram o fato e atacaram todos os comboios militares ingleses, sendo que em menos de duas semanas, todos os aquartelamentos britânicos estavam cercados por forças boers.
Vendo que não conseguiria a vitória, o governo inglês promoveu um acordo de paz com a República do Transvaal, que passaria a ficar sob a proteção da Inglaterra. Na verdade, os ingleses apenas camuflaram o domínio inglês na região.
A Guerra dos Bôeres chegou ao fim após a assinatura do Tratado de Vereeniging, no ano de 1902. O acordo pôs fim às repúblicas Bôeres do Transvaal e de Orange e a Inglaterra pagou várias indenizações aos bôeres com o fim de reestabelecer suas fazendas comunitárias.

Guerra do Ópio

A Guerra do Ópio, também conhecida como Guerra Anglo-Chinesa, foi um conflito armado ocorrido em território chinês, em meados do século XIX, entre a Grã-Bretanha e a China. Ocorreram dois conflitos: A Primeira Guerra do Ópio (entre os anos de 1839 e 1842) e a Segunda Guerra do Ópio (entre 1856 e 1860).
No início do século XIX, as nações europeias só tinham autorização do governo chinês para fazer comércio através do porto de Cantão. O governo chinês também proibia os europeus de comercializarem seus produtos diretamente com os consumidores chineses. Havia intermediário (funcionários públicos) que estabeleciam cotas de produtos e preços a serem cobrados.
A Grã-Bretanha, em plena Segunda Revolução Industrial, buscava avidamente mercados consumidores para seus produtos industrializados, porém as medidas protecionistas chinesas dificultavam o acesso dos britânicos ao amplo mercado consumidor chinês.

Relacionados