Impactos sócios ambientais indústria sucroalcooleira

Páginas: 20 (4871 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Impactos sócios ambientais
Indústria sucroalcooleira


Nunca antes neste País, como gosta de dizer o Presidente Lula, se falou tanto em canaviais, cana-de-açúcar, álcool, etanol, efeito estufa, aquecimento global, poluição, trabalhadores, capital, usinas, usineiros, combustível, energia, etc.

Na ordem do dia estão plantações de cana, os canaviais, a matéria prima para a fabricação doetanol, a fonte de energia importante para o país e para o mundo. E em conseqüência, vem à tona uma das práticas mais difundidas, a queima do canavial por ocasião do corte.

Os canaviais estão hoje a causar impactos sócio-ambientais de elevada importância, porém pouco considerados.

Impactos ambientais dos processos produtivos sucroalcooleiros A agroindústria de açúcar e álcool apresenta inúmerosriscos ampliados, principalmente em relação ao potencial de impactos ambientais como as emissões atmosféricas, contaminação nas águas e no solo. Além de problemas ambientais, a cultura e o processamento da cana geram outros tipos de impactos negativos, dentre esses se destacam os sociais tais como:
• Mudanças no modo produtivo dos municípios inseridos na economia;
• Sucroalcooleira; competiçãocom outros cultivos alimentares; concentração da posse da terra e a incorporação de terras de pequenos e médios produtores pelas empresas agrícolas.


Já na fase industrial pode-se relacionar:
• A geração de resíduos potencialmente poluidores como a vinhaça e a torta de filtro;
• A utilização intensiva de água para o processamento industrial da cana de açúcar;
• O forte odor gerado na fase defermentação e destilação do caldo para a produção de álcool.

Os canaviais se encontram em franca expansão na nossa região.
Inúmeras propriedades onde o uso predominante era pastagens ou agricultura estão sendo ocupadas com plantios de cana.

O mapa abaixo demonstra a localização das lavouras canavieiras no Brasil.
[pic]
As partes em laranja é a parte de maior concentração de plantações decana.


Como se pode verificar no mapa acima, São Paulo possui aproximadamente 2,5 milhões de hectares plantados com cana, o Paraná atinge patamar de 500 mil hectares.

Somente na região de Cianorte, num raio de 50 km, é cerca de 40 mil hectares a serem queimados, mais que a metade da área do município.

Conforme as verificações são sete milhões de hectares ocupados com a cultura dacana-de-açúcar, sendo colhidas anualmente cerca de seis milhões, no Brasil afora. Como a maioria da área tem sido queimada anualmente, é muito grande o impacto ambiental proveniente dessa prática.

A indústria do álcool baseia-se na produção de matéria prima que se dá em uma fase predominantemente agrícola, onde são utilizados fertilizantes químicos.

A parte agrícola apresenta aspectos ecaracterísticas ligados diretamente a essa vertente da economia, ao processo de ocupação territorial e a utilização excessiva de recursos naturais como água e solo. Já a divisão industrial apresenta seus aspectos mais ligados intimamente com os processos de transformações da matéria prima, que também são responsáveis pela geração de diversas externalidades. De forma geral, trata-se de um setor altamentedependente de recursos naturais, principalmente água e solo, e que está instalado em áreas econômica e socialmente importantes do país.

Essa dependência mostra que o gerenciamento dos recursos ambientais envolvidos deve ser tratado como de importância estratégica por essas empresas, uma vez que o esgotamento ambiental é um fator relevante na limitação da capacidade produtiva. Fertirrigação porvinhaça em alguns casos, pesticidas agrotóxicos diversos, seja no plantio, no desenvolvimento ou na preparação para a colheita (os conhecidos maturadores, dentre os quais, o glifosato). Para o plantio é exigida a preparação do solo, que é feita através de mecanização pesada e movimentação de terra.

A produção canavieira se dá através da monocultura da cana. Qualquer monocultura por si só, é causa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos sócio-ambientais na Amazônia
  • Impacto Ambiental da Indústria Química
  • Impactos ambientais da industria petroquimica
  • impactos Ambientais da Indústria do Petróleo
  • Impactos ambientais da industria
  • Impactos ambientais da industria textil
  • IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS
  • Impacto Ambiental na Industria de Alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!